Canada Man / Woman 2019: aventura extrema no topo do Mont-Mégantic

No domingo 07 de julho, mais de 200 atletas de aproximadamente 20 países estarão presentes na 3ª edição do Canada Man / Woman Extreme Triathlon na região de Lac-Mégantic.

O único evento norte-americano que faz parte do XTRI WORLD TOUR, a prova terá largada às 04h30 com os participantes nadando 3,8 quilômetros nas águas geladas do Lago Mégantic. Em seguida terão pela frente 180 quilômetros de ciclismo com um grande desnível altimétrico – 2.500m de ganha de elevação – e para finalizar, 42 quilômetros de corrida por estradas e trilhas até o pico do Mont-Mégantic.

Os participantes tem até a meia noite para cruzar a linha de chegada após 226 quilômetros e 4.000m de ganho positivo entre a hora que o sol começa a nascer até a hora que as estrelas aparecem.

Os Favoritos

Muitos atletas estarão de volta este ano, como Lyne Bessette e Jérôme Bresson, os campeões de 2018.

Além de ter sido a primeira mulher a completar a prova, Bessete conquistou a terceira colocação na classificação geral, com o tempo de 12h37m43s. Vencedora das duas primeiras edições, a atleta olímpica esperar repetir o feito este ano.

“Em meu coração e na minha menta, como atleta, meu objetivo é vencer a prova,” disse Lyne. “Eu seu uma pessoa competitiva. Eu não vou apenas para um passeio de bike! Mas sei que há outras mulheres competitivas este ano. Acredito que será uma disputa acirrada. Meu objetivo é fazer o melhor no dia do evento. O Canada Man/Woman é realmente uma grande aventura. Isso é exatamente o que vejo: uma nova aventura a cada ano.”

Lyne passou os últimos meses ajudando os participantes da edição 2019 a se preparar, compartilhando dicas e organizando, junto com Daniel Poirier – um dos organizadores do evento – um training camp que foi realizado no começo de junho.

“O objetivo desse treinamento foi motivar as pessoas para desmitificar algumas coisas,” explicou Bessette, “as pessoas não devem ver o evento como um Ironman, porque não é de forma alguma. É uma aventura, é extrema, é a vida social que envolve o esporte. É isso que eu quero apresentar às outras pessoas.”

Bresson completou o percurso em 10h59m37s. O atletas de 36 anos finalizou a mítica Norseman 2018 em sétimo lugar e possui objetivos diferentes este ano.

“Primeiro, quero terminar a prova orgulhoso com minha estratégia,” disse que estará novamente na Norseman em Agosto. “Eu não espero uma performance extraordinária este ano. Meu grande desafio será ver como meu corpo reagirá apenas uma semana depois de terminar a Canadian Ultra Trail Championship, uma corrida de 110Km. Quero chegar no topo do Mont-Mégantic sem muita dificuldade, com um sorriso no rosto.”

Os campeões da 2019 Canada Man / Woman ganharão uma vaga no XTRI 2020 World Championship na Noruega, durante o Norseman. Mais 4 vagas para o Norseman 2020 serão sorteadas entre os participantes.

Mais informaçoes: www.caxtri.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *