Mountain Bike Multisport Trail Run Triathlon

XTERRA Estrada Real abre circuito 2021

O maior circuito off-road do planeta está de volta. Com patrocínio de LAND ROVER, o XTERRA desembarca em Santa Cruz de Minas, Minas Gerais, para a primeira das cinco etapas já confirmadas para este ano. Nos dias 2 e 3 de outubro, os atletas que estavam com saudades das experiências do circuito poderão escolher entre diferentes modalidades para participar da etapa mais clássica do evento, a Estrada Real. Com um percurso inédito e muito mais desafiador, os inscritos poderão competir no Duathlon, MTB Cup, Trail Run, Endurance e prova Kids. Organizado pela X3M, o evento segue todos os protocolos sanitários vigentes para garantir segurança e conforto dos participantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site oficial https://xterrabrasil.com.br/etapa-estrada-real-2021/ .

“São mais de 16 anos de XTERRA e é uma satisfação muito grande abrir o circuito com a etapa Estrada Real, trajeto que passa por tantos lugares históricos do estado de Minas Gerais. Após quase dois anos sem provas presenciais, temos uma equipe inteiramente focada para entregar um evento que supere as expectativas dos nossos atletas que estão há tanto tempo sem participar de uma competição como é o XTERRA. Pretendemos surpreendê-los positivamente e abrir o calendário do circuito 2021 com muito sucesso”, explica Bernardo Fonseca, CEO da X3M.

Este ano, o circuito XTERRA terá como patrocinador a LAND ROVER, que estará presente nas etapas com o modelo Defender 110. Imbatível em todos os terrenos, o veículo fará o papel de carro madrinha do evento, responsável por guiar os competidores ao longo do trajeto entre as cidades com o tempo percorrido da prova. “Assim como a marca XTERRA, a LAND ROVER também faz história no mundo off-road e é líder em seu segmento. Ter marcas parcerias com a mesma visão e objetivos é muito importante para nós. Esperamos fazer história nesta edição e manter a parceria por muitos anos”, complementa Bernardo.

A etapa Estrada Real terá a arena principal de competição em Santa Cruz de Minas, mas os atletas passarão pelas cidades de Tiradentes, Bichinho, Santa Cruz de Minas e Prados, sendo a maior rota turística do Brasil. O percurso resgata tradições da cultura do país e valoriza a identidade e as belezas naturais da região. Igrejas como a Capela São João Evangelista e a Matriz de Santo Antônio, além de museus como o Instituto Mário Mendonça e o Museu Casa Padre Toledo farão parte da experiência Xterra. Com toda a importância histórica, a boa gastronomia e a arquitetura colonial da região, o evento se torna uma possibilidade única de viajar em família unindo esportes, diversão e cultura.

Os atletas que estão se preparando para o XTERRA Estrada Real poderão escolher entre sete modalidades de provas. Para quem for correr, haverá o trail run de 5, 10 e 21 km, além do Endurance, com trajeto de 50 km. A corrida ainda faz parte do Duathlon. Ao todo, os atletas desta prova irão correr 3,2 km, pedalar 33 km e terminar o percurso com mais 9,5km de corrida.

Já aqueles que gostam de se aventurar sobre duas rodas, poderão se inscrever na MTB CUP, que será dividida em dois percursos e pontuará para a Federação Mineira de Ciclismo. Os mountain bikers poderão escolher entre o Pro, com 46km e o Sport, com 37,5km.

E como o XTERRA é um programa para a família inteira, as crianças têm provas exclusivas de acordo com a faixa etária. Elas poderão correr 50m (1 a 4 anos); 100m (5 e 6 anos); 300m (7 e 8 anos); 500m (8 e 9 anos) e 1 km (11 a 13 anos). O regulamento completo de todas as provas está disponível no site oficial.

Com mais de 16 anos de história, o XTERRA Brasil é o maior festival de esportes off-road do mundo, presente em 42 países. Ao longo da trajetória, o circuito já conta com mais de 200 mil participantes, sendo mais de 5 mil por etapa. Em 2019, o XTERRA passou por lugares como Ouro Preto, Itaipava, Ilha Grande e Praia do Forte, na Bahia. A cada ano, o circuito escolhe novos destinos para proporcionar uma experiência completa de esporte e turismo para os atletas.