São Paulo recebe Shimano Fest neste final de semana

Nona edição tem início nesta sexta-feira (14), em dia exclusivo para profissionais do setor. Sábado e domingo (15 e 16) abre as portas com cerca de 200 marcas e a expectativa de receber 30 mil pessoas nos três dias.

O maior festival de bike da América Latina em um dos pontos turísticos mais emblemáticos de São Paulo, abrindo a Semana da Mobilidade Urbana em 2018. Este é o tom da nona edição do Shimano Fest, com início nesta sexta-feira (14), estendendo-se até o domingo (16), no Memorial da America Latina, centro cultural, político e de lazer da cidade.

Enquanto o primeiro dia é focado no mercado e nos negócios, contando com cerca de 200 marcas do setor, no fim de semana o Festival abre suas portas para o público, sendo esperadas 30 mil pessoas de todo o País. E, o melhor de tudo, com entrada gratuita e inúmeras atrações, com destaque para o test-ride de bicicletas. Quem sonha em conhecer as melhores bikes do mercado, até mesmo as elétricas, pode testá-las sem gastar um centavo.

“Chegamos a nossa nona edição do Shimano Fest, com uma única certeza: realizar um evento de qualidade, totalmente gratuito e com foco na família e nos amantes da bike. Nosso objetivo é que expositores, lojistas, mídia e visitantes saiam do Memorial com uma experiência positiva e inesquecível. É por isso que trabalhamos desde o início de 2018. Queremos incentivar a vida saudável e ativa, em um espaço democrático e multicultural”, destaca Paulo Boldrin, marketing Shimano e coordenador do evento.

A área de exposição do evento tem os lançamentos para a temporada 2018/2019 em termos de bikes, acessórios e equipamentos. Caloi, Cannondale, Oggi, Sense, Soul Cycles, Corratec, Groove, Audax, Nathor (em uma parceria com as cadeirinhas da Kalf), GTSM1, Vicinitech, entre outras, permitem aos visitantes testarem suas magrelas, além de mostrar as novidades em seus estandes.

Pai e filho pedalam juntos na área de teste (Filipe Mota / FS Fotografia)
Pai e filho pedalam juntos na área de teste (Filipe Mota / FS Fotografia)

Mercado aquecido

Centro econômico e financeiro da América Latina, São Paulo vivencia o “boom” do ciclismo, tendo a maior malha cicloviária, com 498 km. Recente levantamento junto às prefeituras das 26 capitais brasileiras e ao governo do Distrito Federal, com dados referentes ao mês de julho, constatou que o Brasil já tem 3.291 km de vias destinadas a bicicletas, um aumento de 133% em quatro anos. Em 2014, eram 1.414 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 67.068 unidades em julho deste ano, volume 31,7% superior em relação a junho passado (50.929 unidades), segundo dados da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

A expansão da produção também ocorreu no volume acumulado dos sete primeiros meses deste ano, que totalizou 399.086 bicicletas. Na comparação com o período igual do ano passado (361.241 unidades), houve uma elevação de 10,5%. Devido ao bom desempenho registrado no primeiro semestre, a entidade já havia revisado para cima sua projeção inicial e, agora, espera produzir 765.000 unidades em 2018, crescimento de 15% sobre as 667.363 unidades fabricadas no ano passado.

Bicicletário tem 1.000 vagas (Filipe Mota / FS Fotografia)
Bicicletário tem 1.000 vagas (Filipe Mota / FS Fotografia)

Passeios

Que tal unir o útil ao agradável e ir pedalando ao Memorial da América Latina no sábado e domingo?

No sábado (15), o 2º Pedal Brasil BIKEmotion no Shimano Fest parte às 9h30 da manhã em frente à Loja Total Bike na Chácara Santo Antônio, zona Sul de São Paulo, para um percurso de 18 km rumo ao Festival da Bicicleta. Também no sábado, das 10h às 15h, um dos destaques no evento será o Pedal Inclusivo.

Com apoio da entidade Laramara e daSecretaria da Pessoa com Deficiência de SP, a ação possibilita a pessoas com deficiências (visual, auditiva, de mobilidade etc) a oportunidade de andar de bicicleta. O Pedal Inclusivo é oferecido pela empresa Bikxi, aplicativo de bike carona que utiliza bicicletas tandem (para 2 pessoas pedalarem).

No domingo, é a vez do 1º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu, também com início às 9h30, em frente ao Monumento das Bandeiras (Praça Armando de Sales Oliveira), no Portão 9 do Ibirapuera, com total de 10 km.

Ainda no domingo, o Pedal Voluntário realiza também um passeio com motivação social: às 9h30 o grupo partirá da Alameda Santos e vai retirar os alimentos doados pelo público do evento. O pedal seguirá até a Fraternidade Irmã Clara, na Barra Funda, local em que serão entregues as doações.

Arena Kids e Espaço Mulher

Com trabalho da SP Hawks, a Arena Kids terá diversas atrações: Tira Rodinha, Pump Track, Desafio Balance Bike, Desafio Shimano Sem Corrente. O Espaço Mulher, sucesso nos últimos anos já que o ciclismo feminino cresce no País e no mundo, terá curso de oficina mecânica para mulheres, massagem, aulas de funcional, entre outras ativações.

Radicalidade

No Bike Radical, as tradicionais atrações serão as manobras e saltos radicais do BMX Dirt Jump; o BMX Flatland, prática realizada no plano no qual manobras e criatividade na bike são o destaque; e o Bike Trial, modalidade em que o importante é a habilidade para transpor todo tipo de obstáculo – troncos, pallets, escadas, rampas, andaimes -, sem sair de cima da bike e sem colocar os pés no chão.

Competição inédita no Memorial

Área que atrai centenas de pessoas para o seu entorno, o Bike Competition terá a disputa do Mountain Bike Short Track (XCC), nas categorias profissionais, elite feminina e masculina. Cerca de 130 ciclistas, entre eles representantes olímpicos e postulantes a vagas em Tóquio 2020, disputarão o título, na primeira competição do gênero dentro do Memorial.

Mobilidade

Esse ano a área de mobilidade e sustentabilidade do Shimano Fest vai apresentar, além de palestras e debates, uma mostra de projetos de Mobilidade por Bicicleta. Os projetos selecionados para apresentação no dia 15 (sábado), ganharão automaticamente mentoria, ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste em uma pessoa com maior expertise e conhecimento ajudar outra menos experiente – oferecida pelo Eureka Coworking durante seis meses.

A CET SP também estará presente para interagir com o público e apresentar o projeto do novo plano cicloviário para São Paulo.

Bike Show

Rock’n Roll e boa música combinam com bike. Quatro bandas animarão os visitantes nos dois dias de festival: no sábado (15), tocam as bandas de pop rock, 53×11 (covers de Red Hot Chilli Peppers, Greenday, Stone Temple Pilots etc) e Remove Silence (banda do Danilo Carpigiani, marido da DJ Luka Salomão).

No domingo (16) Marla’s Mind faz sua estreia no evento. O grupo, formado apenas por mulheres, traz canções inéditas e clássicos do rock sob um novo olhar inicia a apresentação às 14h15. Em seguida, às 15h45, Sinfonia Rock (covers de hard rock) tem a responsabilidade de encerrar o evento.

Presença obrigatória no Shimano Fest, a apresentação do tradicional Taiko, com os tambores japoneses, está confirmada no domingo ao meio dia e meio.

Mais informações: www.shimanofest.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *