“O ano esportivo” do Strava, traz os principais dados sobre atividades físicas em 2021

O Strava, a maior plataforma esportiva do mundo, com mais de 95 milhões de atletas, dos quais mais de 12 milhões de brasileiros, divulgou nesta terça-feira, 7, seu relatório anual de dados “O ano esportivo” (Year in Sport). O documento mostra que o boom dos esportes na era pandêmica não traz sinais de desaceleração. Muito pelo contrário. O esporte aparece como uma forma de escape para as pessoas, após longos períodos de isolamento social. O relatório também mostra como eventos climáticos extremos afetaram o comportamento dos atletas em todo o mundo.

O segundo semestre de 2021 marcou o retorno gradual de alguns eventos, algo muito esperado dentro da comunidade esportiva. Mas, a demanda pela prática de atividades físicas se manteve em alta, mesmo antes desse retorno. O número de publicações de corrida e pedalada no Brasil cresceram 1,4x, quando comparado ao ano anterior. Já as versões virtuais ou indoor das mesmas atividades cresceram 1,3x e 1,1x, no mesmo período. Natação cresceu 1,8x e yoga 1,9x, sendo o grande destaque de crescimento, por aqui, o treino funcional, com 2,2x mais atividades publicadas em 2021 do que em 2020.

Seja para atividade física, ou para deslocamento, a caminhada também cresceu no Brasil, na ordem de 1,6x. E aqui os destaques foram os mais velhos. 52% das pessoas com mais de 70 anos postaram caminhadas no Strava, assim como 49% das de 60 a 69 anos. Outras faixas etárias, como as pessoas de 50 a 59 anos (45%), 40 a 49 (44%), 30 a 39 (42%) e 18 a 29 (38%) também tiveram altos índices de atividades de caminhadas publicadas na plataforma. Os brasileiros caminham em média 3 horas por semana, mesmo tempo médio que os alemães, mais do que os canadenses (2,9h), australianos (2,7h) e americanos (2,5h), mas menos do que os espanhóis (3,7h), britânicos (3,5h), indianos (3,3h) e franceses (3,2h).

Globalmente falando, as publicações no Strava continuaram subindo em um nível recorde e a plataforma alcançou marcas como as mais de 37 milhões de postagens por semana, totalizando 1,8 bilhões de uploads públicos nos últimos 12 meses. O aumento de 38% na atividade de uploads deste ano segue o aumento de 1,1 bilhão de uploads em 2020 (um aumento de 33% em relação a 2019). O Strava deu as boas-vindas a 2 milhões de novos atletas por mês em sua comunidade global, que coletivamente registrou mais de 33 bilhões de quilômetros este ano.

“Mesmo enquanto a comunidade esportiva global passava por mais um ano de interrupções e restrições pandêmicas, vimos um desejo persistente dos atletas de permanecerem conectados e manterem um ao outro ativo. Atletas de todos os países registraram e compartilharam suas corridas, pedaladas e caminhadas na hora do almoço. E, por sua vez, a comunidade se encorajou ao distribuir 9,6 bilhões de kudos“, afirma Michael Horvath, CEO do Strava. “Todos os esforços contam para o Strava, e nossa equipe está entusiasmada em fornecer uma plataforma para quem deseja se conectar com outros atletas, encontrar novos lugares para ser ativo, definir metas para si, criar clubes e desafiar seus amigos. O Strava está empenhado em criar um impacto positivo nas áreas que são importantes para nós e para os nossos atletas: alterações climáticas, racismo, equidade e inclusão no esporte”, acrescenta Horvath.

Outros destaques do relatório “O ano esportivo”, do Strava, foram:

Começar o ano com uma meta faz a diferença. Uma das melhores maneiras de se manter motivado é criar uma meta conjunta com outras pessoas

• Os atletas que estabeleceram uma meta para o ano novo foram 2 horas mais ativos em janeiro do que aqueles que não fizeram.

• Metade de todos os participantes dos Desafios em Grupo carregou mais atividades nos 30 dias após o início de um desafio do que nos 30 dias anteriores.

• Desde o seu lançamento em maio, a renovada guia Mapas do Strava gerou mais de 120 milhões de rotas sugeridas para ciclistas, corredores e caminhantes explorarem.

• O total de membros de clubes no Strava cresceu 37%, além de um grande aumento em relação ao ano passado.

• Mais de 189.000 novos clubes foram criados na Strava este ano.

O clima extremo e a qualidade do ar afetam o comportamento do atleta em todo o mundo

• Durante as nevascas do Texas (EUA) e a crise de energia em fevereiro, houve uma redução de -57% nas atividades ao ar livre nestas localidades.

• Durante a onda de calor em Oregon (EUA), durante o verão, as atividades ao ar livre caíram -23%.

• Durante a tempestade de neve em Madrid (ESP), em janeiro, e as inundações em Nagano (JAP), em agosto, as atividades indoor aumentaram 55% e 56%, respectivamente.

Números da comunidade do Strava em 2021:

• Mais de 95 milhões de atletas no mundo.

• Cerca de 2 milhões de novos atletas se juntam a cada mês.

• 1,8 bilhões de uploads de atividades nos últimos 12 meses.

• 33 bilhões de quilômetros percorridos.

• 189 mil de clubes criados no Strava.

• 9,6 bilhões de Kudos dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *