domingo, janeiro 23

Exercício Físico e Seus Benefícios Para o Cérebro

Maior produtividade na rotina é sinônimo de cuidado com a saúde. A saúde física também tem conexão com a saúde do cérebro. O trabalho faz parte da rotina de todos, porém acaba se tornando desgastante muitos momentos nos deixando fadigados, influenciando negativamente em nossa produção diária. Considerando isto, cuidar da saúde se torna um investimento para a nossa energia vital, que é o que nos move e nos torna mais produtivos e mentalmente saudáveis.

O Personal Trainer Giulliano Esperança explica que nosso cérebro trabalha e se desenvolve como um músculo, se não for estimulado corretamente ele atrofia. A prática de exercícios físicos é um complemento importantíssimo para o desenvolvimento cerebral, diminui consideravelmente os níveis de estresse, o estresse desgasta suas conexões nervosas, um desgaste que pode acarretar em sintomas de ansiedade e até mesmo desenvolver uma depressão, contraindo certas áreas cerebrais.

Giulliano Esperança explica também, como a atividade física expande nossas áreas cerebrais, promove alterações biológicas que aumentam as conexões entre as células neuronais e aumenta os níveis de adrenalina, dopamina, serotonina e endorfina.

Quando os neurocientistas começaram a estudar os efeitos de atividades físicas nas células cerebrais, conseguiram identificar uma melhora nas habilidades cognitivas e na saúde mental, devido a fatores de crescimento neuronais. “O movimento físico é uma forma extremamente efetiva para promover o aumento dos fatores de crescimento neural.” – O personal Giulliano ainda completa – “Saiba que, antes do resultado no físico, as mudanças no seu metabolismo e na sua saúde psicológica serão notáveis.” Questões estéticas podem não ser uma prioridade ou até mesmo você pode não gostar de fazer exercícios, porém, acrescentar alguma atividade física no seu dia a dia pode te proporcionar mais qualidade de vida, bem estar físico e mental.