Formando uma equipe

Uma vez decidido a entrar nas corridas de aventura, uma das primeiras e mais críticas coisas a fazer é juntar a equipe certa. Você estará durante muito tempo com seus companheiros de equipe e será colocado em situações muito estressantes com eles, tanto durante a corrida como na preparação. Tenha certeza que todos tenham os mesmos objetivos, condicionamento físico similar e o mesmo nível de comprometimento com a prova. Um desentendimento em algum desses casos abre uma porta para uma frustração sem fim para ambos os lados.

Se puder, procure balancear as personalidades das pessoas, apesar disto não ser crítico. Talvez uma das coisas mais importantes seja que todos caminhem juntos e tenham prazer em ter a companhia dos outros. É muito tempo para perder com alguém que você não tenha muito a dizer. Sempre lembre que é um esporte de equipe e você somente poderá cruzar a linha de chegada juntos. Algumas vezes você precisará ajudar seus companheiros de equipe e outras você precisará de ajuda. Você pode contar com eles e vice-versa? É necessário que a equipe saia junta para treinar e não apenas cada um treinar sozinho e no dia da competição juntar o grupo e partir.

Existirá momentos em que você estará cansado, com fome, com frio, perdido, e a personalidade de cada um muda com esses fatores. O fator pode ser apenas um, e não todos juntos, mas o stress causado pode criar situações ainda piores. Por isso, não ache que aquele amigo de longa data servirá como um bom companheiro de equipe se você não sabe como ele pode reagir nessas situações. Em casos extremos, pode até haver um rompimento no relacionamento de vocês. Saiba com quem você estará participando e a linha de chegada estará mais próxima.O que você deve saber sobre as pessoas que formarão a equipe:

  1. suas experiências esportivas
  2. quais seus interesses em corrida de aventura
  3. quais seus objetivos na corrida
  4. o que pode causar a sua saída da corrida
  5. como se sentiriam sendo os primeiros em uma corrida
  6. como se sentiriam sendo os últimos em uma corrida

Sobretudo, se seus instintos dizem que passar de 2 a 5 dias juntos em uma corrida de aventura não será uma experiência gratificante, continue procurando por outros companheiros. Habilidades esportivas, atitude positiva e um bom senso de humor podem ser as personalidades que esteja procurando.

Baseado em artigo de Robert Nagle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *