Equipe de apoio

Cada competição pode exigir quantidade diferente de pessoas para as equipes de apoio mas na maioria esse número é no máximo de 2 pessoas. O apoio supre os competidores com comida, bebida e são responsáveis pelo transporte dos equipamento utilizados pela equipe.

Os locais onde a equipe de apoio se encontra com os competidores são definidos pela organização e o contato entre eles é proibido fora desses pontos. Do contrário, a equipe pode ser desclassificada.

À primeira vista, a função de apoio não é levada muito a sério pelas equipes e acabam deixando a escolha de lado até o último momento, podendo levar aquele conhecido de longa data que tenha um pouco de paciência para esperar pela equipe nos pontos de controle. Mas essa idéia é de longe o quanto o trabalho sem fim dessas pessoas é importante para o sucesso das equipes.

Existe muita estratégia e muito planejamento envolvido nas corridas de aventura. A equipe de apoio deve saber os desejos e necessidades de um competidor cansado. Muitas vezes o competidor não experiente está tão adrenalizado com a corrida que só pensa em trocar o equipamento, trocar as roupas e acaba se esquecendo de se alimentar direito, principalmente no pontos de transição, onde ele pode até comer algo diferente.

Escolha sua equipe de apoio cuidadosamente: é um trabalho cansativo, duro que requer habilidades como: ler mapas, saber consertar bicicletas e outros equipamentos, além do carro, que pode quebrar; ser organizado para saber onde estão todas as coisas; ser calmo e paciente e estar sempre motivado e despertado após alguns dias sem dormir. Muitos acham que o apoio está dormindo enquanto eles estão correndo, mas não é simples assim. A organização do carro é fundamental, pois o equipamento de cada um fará com que qualquer porta-mala esteja abarrotado de coisas.

A equipe de apoio é parte das corridas de aventura – tanto que também experimenta as dificuldades encontradas neste tipo de corrida. O apoio psicológico para os atletas também é fundamental. Mas a pressão é grande para ambos os lados. A espera pode ser cansativa, mas quando a equipe chega, todos querem que fiquem o menos tempo possível na transição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *