Cuidados com os pés

Aqui vão algumas dicas do que fazer e o que evitar, para não ter problemas com os pés. Quanto mais longa a prova, mais importante é o cuidado.

MEIAS

– Não use meias novas na prova. Elas precisam ser usadas algumas vezes para soltar algumas fibras.
– Não use meias muito velhas, que estão muito finas.
– Não queira reduzir peso com as meias. Sempre carregue meias sobressalentes.
– Escolha meias que tenha costura forte e verifique as partes que possam entrar em atrito com os pés. Esse atrito pode causar bolhas.
BOTAS E PALMILHAS

– Se você está colocando palmilhas no seu calçado, tenha em mente que isso vai aumentar a altura do pé e pode causar problemas de abrasão;
– Não utilize aquela bota que está encostada a muito tempo. Lembre-se dos problemas que teve quando utilizou pela última vez. Evite botas novas. As botas que serão utilizadas na prova devem estar amaciadas.
CUIDADO COM OS PÉS

– Conheça onde são os principais pontos de atrito do seu calçado. Caso precise, deixe recados dentro deles.
– Use algo para lubrificar os pés e evitar a abrasão; pode ser vaselina, Hypoglós, que podem ser passados dentro da meia. Ou até mesmo sabão, que é antiséptico e pode ser útil quando a pele começa a sair e acaba por evitar infecção.
– Use a vaselina como uma camada à prova d’água se você estiver em ambiente molhado durante muito tempo.
– Sobretudo, pare antes que os estragos estejam feitos. Talvez seu companheiro não agradeça quando você parar tarde demais e os danos estiverem maiores.
Aqui vão algumas dicas de Cathy Sassin, que já participou de várias corridas de aventura no mundo, sendo vencedora do ELF nas Filipinas e no Brasil. Segundo ela, nas duas provas não teve problemas nos pés e que sempre toma os mesmos cuidados desde que começou a participar de corridas de aventura. O problema é que a maioria dos produtos usados não existem no Brasil.

1) Uma fina camada de Wigwam Ultimax
2) Meias Sealskinz Waterblocker (mantém grande parte da água fora e não permite a abrasão por contato)
3) Hi-Tec HydroTrails ou outra bota para caminhada leve ou tênis onde exista uma camada que não permita que a água permaneça dentro após nadar ou atravessar um rio.
4) Trekking Pole (bastão de caminhada) Leki Makalu para diminuir o máximo de peso nos pés.
5) Em cada transição antes de uma etapa de trekking, rapidamente cuidar dos pés.
6) Tentar sempre mantér os pés secos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *