Unificação dos títulos mundiais de trail running

O Trail Running caminha para a unificação dos títulos mundiais a partir de 2021 em um evento bienal. Hoje temos a gestão (e definição de campeões) da WMRA/IAAF nas distâncias até 42 Km e a ITRA/IAU nas distâncias de 50 e 80 Km.

A denominação proposta é IAAF Word Mountain & Trail Running Championships, mas poderá haverá alterações futuras.

Campeonatos Mundiais

Em 2019 a ITRA realizará seu mundial – Trail World Championship – com percurso de 50 Km e tendo como anfitriã a Trilhos dos Abutres, Portugal, no dia 09 de Junho.

No final do ano, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, acontecerá o World Mountain Running Championship, recebida pela K42 Villa la Angostura com percursos de 12/14 Km e 42 Km.

Em 2020 a ITRA não realizará seu mundial. E então a partir de 2021 terá inicio ao evento único.

Entendendo as siglas

ITRA – International Trail Running Association

IAU – International Association of Ultrarunners

WMRA – World Mountain Running Association

IAAF – International Association of Ahtletics Federations

Para quem chegou direto no trail running/corrida de montanha, provavelmente a sigla mais conhecida seja a ITRA devido à pontuação necessária para participar de provas como o UTMB.

Mas para quem vem do atletismo, a IAAF é mais conhecida por ser a associação que gerencia o esporte (atletismo) mundialmente (leia-se Olimpíadas, para facilitar o entendimento da importância do órgão para quem não o conhece).

World Mountain Running Championship + IAAF

O acordo entre os dois órgãos significa que qualquer federação afiliada à IAAF poderá participar deste mundial, independente de ser filiada à WMRA ou não, aumentando a chance de ter um evento de alto nível competitivo.

Esta será a primeira vez que o evento acontece na América do Sul e apenas uma das quatro vezes realizada fora da Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *