Mirlene Picin vence o 2KV Collarada na Espanha e quebra o recorde da prova

A esquiadora e corredora Mirlene Picin venceu neste último domingo 15 de julho a 2KV Collarada, única prova de Kilometro Vertical realizada na Espanha

 

O evento, em sua oitava edição, tem largada do vilarejo de Villanúa, Huesca, Região dos Pirineus Aragones da Espanha, com chegada ao topo do Pico Collarada. Com premiação em dinheiro para as quebras de recordes, a prova atrai corredores de toda a Espanha e outros países.

O record feminino da prova, pertencia a espanhola Ainhoa Lendinez com o tempo de 1h 52 minutos e 40 segundos, registrados na edição de 2013 e a brasileira Mirlene Picin baixou o tempo da prova em 8 segundos, registrando 1h 52 minutos e 32 segundos.

Mirlene Picin quebra recorde em prova de Km Verticall

O Record da prova masculina não foi quebrado nessa edição e ainda pertence ao espanhol Ferrán Teixido Martí com o tempo de 1h 24 minutos e 14 segundos registrado em 2017.

Podium Feminino 2018:
1 – Mirlene Picin – Brasil – 1:52:32
2 – Isabel Pérez Lahera – Espanha – 1:55:05
3 – Oihana Zubillaga Blanco – Espanha – 1:58:27

Podium Masculino2018:
1 – Iñigo Lari – Espanha – 1:27:27
2 – Enric Pruna Galocha – Espanha – 1:35:03
3 – Carlos Cipres Castillo – Espanha – 1:35:15

Kilometro Vertical

Primeiro evento de Kilometro Vertical da história aconteceu na Itália, em Cervinia, no ano d 1994. O Kilometro Vertical consiste me provas de subida na montanha. A largada é feita na base e o ponto final costuma ser o pico. O Kilometro Vertical não é uma prova de 1km de distância e sim de 1km de desnível positivo. As distâncias dos eventos podem variar de 2.5k até no máximo 5km morro acima. O percurso tem que ter um ganho de elevação ao redor de 1000m, com inclinação variando entre 35% a 50%.

2KV Collarada na Espanha - Ramon Ferrer / Organização / Arquivo Pessoal

A prova de 2KVCollarada é o único evento de toda a Espanha onde se realiza o Kilometro Vertical Dobrado. Ao invés dos 1000m, são 2016m de altimetria positiva acumulada, em um percurso de 8.5k. A prova larga da base da montanha no vilarejo de Villanua, a 870m do nível do mar e chega ao Pico Collarada a 2886m de altitude.

A Espanha é o local onde se concentra a maior quantidade de provas deste tipo, com uma cultura muito grande dessa modalidade. A maior dificuldade de se realizar o Kilometro Vertical Dobrado é encontrar um local que permita toda essa ascensão em uma subida única e também a segurança dos atletas. Muito trechos tem que ser ultrapassados pelos atletas com técnicas de escaladas, mas sem o equipamento de segurança.

A largada dos atletas é feita individualmente contra o relógio, dividida em baterias de 8 a 10 atletas, ou a largada em massa, como estamos acostumados em qualquer evento de corrida. Ganha quem fizer o menor tempo do ponto mais baixo ao ponto mais alto. Os bastões de caminhada são muito utilizados entre os corredores desta modalidade.

Noticias dos recordes:
www.elperiodicodearagon.com/noticias/deportes/hernando-maiora-lariz-picin-reinan-villanua_1297451.html

Mirlene Picin segue em período de treinamento na Espanha

O 2KV de Collarada foi o segundo evento desta modalidade que a atleta competiu. A estreia nesta modalidade foi no mês de maio passado, no Kilometro Vertical de Zegama, País Basco, evento com 1.000m de ascensão direta em percurso de 5.4km

A corredora e esquiadora competiu em 4 provas nos últimos 2 meses na Espanha e subiu ao podium em 3 oportunidades:

  • Campeã da Trail Tozal de Guara de 21km
  • Terceira Colocada na Transchinepro 21km
  • Campeã do 2KV Collorada

A atleta começou a se destacar em provas com características de possuirem mais trechos de subida na Ultra Two Oceans 56km, realizada na Cidade do Cabo, Africa do Sul. Em março do ano de 2013. Mirlene registrou o melhor tempo de uma brasileira nessa prova, que havia sido marcado no ano de 2002. Mirlene possui até hoje o melhor tempo que é de: 4h 53min 34seg. Em novembro do mesmo ano, a atleta venceu a Mizuno Uphill, a primeira maratona de subida do Brasil, realizada na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. Na edição de 2014 da Mizuno Uphill, Mirlene foi a vice campeã.

Nenhum dos eventos, se comparam a altimetria acumulada, inclinação e trechos técnicos das provas de Kilometro Vertical.

Patrocinio:
Visafértil
Fermac Cargo
Nanobr Nanotecnologia
Apoio:
Murilhas Comunicação
Hospital 22 de Outubro
Bonés Skiroll

Parceria:
Sejel – Mogi Mirim
Studio Zentro – Huesca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *