Inov-8 colocou dois atletas nos Top5 do UTMB

A marca de tênis Inov-8 marcou seu nome no UTMB 2018 – o maior evento de trail running do mundo – ao colocar dois atletas entre os Top 5.

Os azarões Hallvard Schjolbert (Noruega) e Damian Hall (Reino Unido) fizeram a corrida de suas vidas ao terminar em 4º e 5º respectivamente (e 1º e 2º na categoria acima de 40) em uma das edições mais dramáticas da história do UTMB.

Enquanto o percurso começava a cobrar o preço em alguns dos favoritos, ambos permaneceram fortes, gradativamente progredindo na classificação.

Para Hallvard (43), que começou a correr há 7 anos, foi a segunda vez que completou o UTMB, tendo terminado em 28º ano passado. Ele disse “Tudo correu bem e superou minhas espectativas. Terminar em 4º lugar foi incrível, não posso acreditar. Até mesmo terminar entre os Top10 estava fora da minha cabeça, por isso surpreso e muito feliz.

No final da corrida eu recebia informações que dizia que eu poderia conseguir a terceira colocação porque o atleta da frente (Jordi Gamito) estava apenas 5 minutos de diferença. Eu forcei o ritmo nas últimas horas mas ele estava muito forte.”

Para Damian (42) essa foi a quarta participação no UTMB. Tendo terminado em 29º em 2015, 19º em 2016 e 12º ano passado, finalmente ele conquistou o sonho de ficar entre os Top10. “Coloquei muita pressão sobre mim mesmo ao dizer para todos que meu objetivo era terminar entre os Top10, então estou aliviado em ter conseguido.

Me senti mais ansioso este ano por causa dessa pressão, mas eu realmente pensava que conseguiria terminar em 10º, 9º ou talvez 8º na melhor das hipóteses que eu poderia terminar. Ao final alguns dos favoritos ‘se mataram’ e acabaram desistindo! O que obviamente me ajudou a subir na classificação.”

Ultra-Trail du Mont-Blanc

Com largada e chegada em Chamonix (França), 2.300 atletas de mais de 100 países se enfrentaram em um percurso de circunda o ponto mais alto da Europa (Mont Blanc) e inclui um desnível acumulado de 10.000m. Um total de 1.772 completaram o circuito, que inclui seções na Itália e Suíça, dentro do tempo de corte de 46h30m.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o francês Xavier Thevenard, conquistando sua terceira vitória no UTMB (venceu em 2013 e 2015). Seu tempo foi de 20:44:16, abrindo a vantagem de 47 minutos sbore o segundo colocado, o romeno Robert Hajnal. O espanhol Jordi Gamito ficou em terceiro com o tempo de 21:57:01.

Chamonix, cidade de largada e chegada do UTMB

Favoritos desistentes

Entre os favoritos que acabaram abandonando a prova estava Kilian Jornet, Jim Walmsley e Zac Miller, sendo que o último liderou junto com Xavier Thevenard até Champex antes de ser resgatado de helicóptero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *