Favoritos do mundial 2018 Trail World Championship

Com dois títulos nos campeonatos mundiais de prova longa e curta, o espanhol Luis Alberto Hernando (ITRA Performance Index 921) estará presente na edição 2018 para aumentar sua lista de consquistas. A disputa será difícil com a presença de outros participantes fortes. Os dois americanos, Tim Freriks (ITRA PI 912) e Zach Miller (ITRA PI 905), correm muito bem em longas distâncias.

Brigando “por fora”, a lista é grande e dificil prever o que pode acontecer. Terceiro lugar nos 125 Km da Transgrancanaria em Fevereiro, o espanhol Cristofer Clemente (ITRA PI 879) está determinado a fazer história no dia 12 de maio. A Islândia estará bem representada por Thorbergur Jonsson (ITRA PI 872), conhecido por ter uma performance muito boa. Os franceses estarão em peso com Cédric Fleureton (ITRA PI 892), Nicolas Martin  (ITRA PI 894) – vice campeão do Trail World Tour 2017 – e Sylvain Court (ITRA PI 890).

Entre as mulheres, Caroline Chaverot – a rainha da disciplina – e primeiro lugar no ITRA Performance Index (806), vai lutar para manter o titulo nas provas longas do Trail World Champion (2016). A competição será acirrada com as francesas Adeline Roche e Amandine Ferrato, ambas com índice 761 que chegaram uma atrás da outra no Short Trail World Championships (2017). A competição se complicará com a norte-americana Clare Gallagher (ITRA IP 769) e a suíça Jasmin Nunige (ITRA PI 766).

As outsiders aumentarão o nivel da disputa. A atleta local Laina Cañes (ITRA PI 737) conhece muito bem o percurso após sua vitória no MIM (uma das corridas da Penyagolosa) ano passado. Correndo em casa, ela fará o possivel para vencer. A canadense Anne-Marie Madden (ITRA PI 749), normalmente rápida em nas curtas distâncias, pode ser uma surpresa. A portuguesa Fernanda Verde (ITRA IP 630) participará pela primeira vez do mundial e quer deixar sua marca na Espanha.

 

O 2018 Trail World Championships é uma realização da International Association of Ultrarunners (IAU) em conjunto com a International Trail Running Association (ITRA) que será realizada na Espanha entre os dias 10 e 13 de maio de 2018, organizada pela Penyagolosa Trails HG e a Real Federación Española de Atletismo.

 

Os participantes terão 15 horas para completar os 85 Km, com ganho de 4,900m de elevação e  3,690m de perda de elevação. A prova terá largada na cidade de Castellón e seguirá em direção norte para as montanhas através de típicas cidades da província. A chegada será na montanha Sant Joan de Penyagolosa, a 1.280m de altitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *