Critérios para formação da equipe Brasil para o Mundial Trail 2019

Por Sidney Togumi

Através dessa carta aberta comunico a todos da comunidade trail do Brasil os critérios que serão adotados para compor a delegação para o mundial trail 2019 que será realizado no dia 08 de junho de 2019 em Portugal.

CRITÉRIOS DE COMPOSIÇÃO DA EQUIPE BRASIL PARA O CAMPEONATO MUNDIAL TRAIL DE 2019
MIRANDHA DO CORVO/PORTUGAL – 8 de Junho de 2019

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE BRASIL
No total a equipe Brasil para o mundial Trail 2019 será composta da seguinte forma:

  • 06 atletas masculinos
  • 06 atletas femininas
  • 02 técnicos
  • 01 coordenador técnico
  • 01 chefe de delegação
    (*) Esse numero pode ser menor em razão de atletas elegíveis não cumprirem qualquer um dos itens descritos no critério descrito acima.

ELEGIBILIDADE DOS ATLETAS

CIRCUITO SELETIVA MUNDIAL TRAIL 2019 (Small – ITRA)
Os dois primeiros colocados no ranking geral feminino e masculino serão automaticamente convocados para compor a equipe Brasil 2019 desde que cumpram todos os requisitos descritos abaixo (*).

  • Os 3º e 4º colocados (masculino e feminino) serão convocados na condição de atletas RESERVAS.
  • Caso algum atleta convocado através do circuito brasileiro de trail ficar impossibilitado independente do motivo de aceitar a convocação a sua vaga será transferida para o 3º colocado e assim por diante até a 4ª colocação.
  • Se mesmo assim a vaga não for preenchida, a mesma poderá ser ocupada por um atleta convocado através da analise técnica e performance ou ficar sem ocupação.

REGULAMENTO CIRCUITO SELETIVA MUNDIAL TRAIL 2019 (Small – ITRA)
– Todo atletas para se tornar elegível à uma das vagas na equipe Brasil para mundial trail 2019 deverá ter seu registro válido na CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo na categoria Corrida em Trilha.O ranking do circuito brasileiro de trail distância small será determinado pela média dos três melhores resultados de cada atleta tendo como referencia os pontos ITRA ganho em cada prova.
– O atleta deverá participar de no mínimo três eventos para participar do ranking brasileiro de trail.
– O circuito será composto por 6 eventos, 5 são pré estabelecidos e um evento ficará a critério do atleta, desde que este evento ofereça pontos ITRA e tenha o percurso dentro da categoria small (44km a 77km). Um erro de 5% a mais ou a menos na distância da prova será aceito. Assim sendo, como a distância S da ITRA compreende entre 45 a 74km, serão aceitas distâncias entre (42,75km até 77,7km)

Eventos pré determinados:
>>Maratona dos Perdidos 44,7km
>>Faccat Trail Run – 50km
>>La Mision Race – 75.5m
>>KTR Ultra – Ilha Bela – 76,6km
>>Brasil Ride Botucatu – 69,5km
>>Uma prova de escolha livre por parte dos atletas (eventos realizados no período de 01/07/2018 a 31/12/2018 – distancia small – ITRA e que forneça pontos para índice de performance ITRA)

Os eventos que tiverem em seu Start list atletas TOP15 distribuirão pontuação bônus de acordo com a seguinte tabela:

03 a 05 atletas – 5%
06 a 10 atletas – 10%
11 a 15 atletas – 15%

Exemplo:
Evento com dois atletas TOP20 ITRA
1o colocado recebeu 700 pontos ITRA – Esse será a quantidade de pontos computados para efeito do Ranking.

Evento com três atletas TOP20 ITRA
1o colocado recebeu 700 pontos ITRA –
Nesse caso a quantidade de pontos computados em seu ranking será 700 + 49

Evento com oito atletas TOP20 ITRA
1o colocado recebeu 700 pontos ITRA
Nesse caso a quantidade de pontos computados em seu ranking será 700 + 105

Evento com 12 atletas TOP20 ITRA
1o colocado recebeu 700 pontos ITRA
Nesse caso a quantidade de pontos computados em seu ranking será 700 + 154

Somente os 15 primeiros colocados serão beneficiados pelo bônus.

O ranking final do circuito brasileiro de trail distancia small será divulgado no dia 10 de janeiro de 2019
Os atletas convocados através do Circuito Seletiva Mundial Trail 2019 deverão confirmar o aceite ou não da convocação até o dia 20 de janeiro de 2019 através dos emails: thiago.sar@cbat.org.br e stogumi@upfit.com.br

COPA SELETIVA MUNDIAL TRAIL 2019 – DISTANCIA (Small – ITRA)

Indomit São Bento Sapucaí – 50km

  • Os dois primeiros colocados geral feminino e geral masculino serão automaticamente convocados para compor a equipe Brasil 2019 desde que cumpram todos os requisitos descritos abaixo (*).
  • Os 3º e 4º colocados (masculino e feminino) serão convocados na condição de atletas RESERVAS.
  • Caso algum atleta convocado através da Copa Brasil de trail ficar impossibilitado independente do motivo de aceitar a convocação a sua vaga será transferida para o 3º colocado e assim por diante até a 4ª colocação do mesmo evento.
  • Se mesmo assim a vaga não for preenchida, a mesma poderá ser ocupada por um atleta convocado através da analise técnica e performance ou ficar sem ocupação.
  • Os atletas convocados terão cinco dias úteis para confirmar positivamente ou negativamente à convocação.
  • Caso algum atleta recuse à convocação sua vaga será destinada ao 3º colocado da Copa Seletiva Mundial Trail 2019.
  • Caso um segundo atleta recuse à convocação, sua vaga será preenchida através de convocação por análise técnica e performance.
  • Os atletas convocados através da Copa Seletiva Mundial Trail 2019 deverão confirmar o aceite ou não da convocação até o dia 05 de abril de 2019 através dos emails: thiago.sar@cbat.org.br e stogumi@gmail.com

CONVOCAÇÃO POR ANÁLISE TÉCNICA E PERFORMANCE

Serão convocados duas atletas femininas e dois atletas masculinos mais dois atletas de cada gênero (masculino/feminino) reservas baseados em análise técnica, performance e índice de performance ITRA categoria Geral do dia 01 de janeiro de 2018 à data de realização da copa Brasil 2019.
Essa convocação será anunciada 5 dias após à realização da Copa Brasil 2019 e os atletas terão cinco dias para confirmar positivamente ou negativamente à convocação.
Caso algum atleta negar à convocação em no máximo 3 horas após a sua resposta o atleta reserva será convocado (ordem numérica) e o mesmo terá 48 horas para confirmar à convocação.

PRÉ REQUISITOS PARA CONVOCAÇÃO (Circuito Seletiva Mundial Trail 2019, Copa Seletiva Mundial Trail 2019 e Convocação por analise técnica e performance)

Todos os atletas convocados deverão constar no ranking geral da ITRA – International Trail Running Association respeitando a seguinte pontuação:

Homens: igual ou superior a 670 pontos;
Mulheres: igual ou superior a 570 pontos;

Todos os atletas convocados para a equipe Brasil, não poderão participar de competições no período de 08 de maio de 2019 a 07 de junho de 2019.
Os atletas selecionados deverão apresentar exames médicos no dia da convocação para comprovar a capacidade de bom estado de saúde e ausência de lesões que possam prejudicar a participação e/ou o desempenho na competição.
Os atletas convocados deverão participar do Training Camp que será realizado em Bragança Paulista /SP entre os dias 26 e 28 de abril de 2019.
(*) os custos de deslocamento é de responsabilidade do atleta.

CONDIÇÕES GERAIS

Todos os atletas convocados para a equipe Brasil deverão seguir as seguintes regras:

  • Participar do training camp que será realizado entre os dias 26 e 28 de abril em Bragança Paulista (à confirmar)
  • Não participar de competições a partir do dia 08 de maio de 2018.
  • Estar registrado na CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo como atleta de corrida em trilha. Para se registrar acesse o link abaixo, preencha o formulário, imprima e envie juntamente com os documentos exigidos para a federação de atletismo do seu estado. Cada federação possui um valor de taxa para a filiação. http://www.cbat.org.br/formularios/corredor_trilha.asp
  • Todos os componentes da equipe Brasil (atletas/comissão técnica) serão responsáveis pelo custo da passagem aérea ida e volta para o evento.
    Obs: A CBAt será responsável pelo custo da hospedagem, alimentação, seguro viagem além de fornecer os uniformes oficiais para o evento.

ELEGIBILIDADE PARA TREINADORES

Serão convocados dois técnicos (deverão possuir registro de treinador na CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo) para a composição da comissão técnica. Essa convocação será feita da seguinte forma:

Treinador(a) do atleta masculino convocado melhor posicionado no ranking da ITRA Geral
Treinador(a) da atleta feminina convocada melhor posicionada no ranking da ITRA Geral

Caso os atletas melhores posicionados no ranking ITRA não possuam treinadores pessoais à vaga será destinada ao treinador do 2º melhora atleta posicionado no ranking ITRA.
Caso este também não possua um treinador pessoal, a convocação do treinador será feita através de análise técnica.

CONDIÇÕES GERAIS

Todos os componentes da comissão técnica convocados para a equipe Brasil deverão seguir as seguintes regras:
Estar registrado na CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo como treinador.
Para se registrar acesse o link abaixo, preencha o formulário, imprima e envie juntamente com os documentos exigidos para a federação de atletismo do seu estado. Cada federação possui um valor de taxa para a filiação.

http://www.cbat.org.br/formularios/treinador.asp

Todos os componentes da equipe Brasil (atletas/comissão técnica) serão responsáveis pelo custo da passagem aérea ida e volta para o evento.

Obs: A CBAt será responsável pelo custo da hospedagem, alimentação, seguro viagem além de fornecer os uniformes oficiais para o evento.

OBSERVAÇÃO

Todos os casos não previstos nos critérios descritos acima serão analisados por uma comissão em parceria com a CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo.

ORIENTAÇÕES ANTI DOPAGEM

Os atletas convocados deverão possuir um perfil no site da ITRA, onde se encontra toda a informação e procedimentos sobre o controle de antidopagem

Recomenda-se aos elegíveis, orientar-se pelas normativas da WADA – World Anti – Doping Agency (https://www.wada-ama.org) e ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (http://www.abcd.gov.br)

Programação prevista
26 a 28/04 – Training Camp (à confirmar)
03/06 – Embarque para Portugal
08/06 – Largada do Mundial Trail 2019
10/06 – Retorno para o Brasil

Critérios elaborados por Sidney Togumi e Guilherme De Agostini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *