Mirlene Picin é terceira colocada na Subida Oroel – Jaca – Espanha

A Subida ao Oroel 10km é uma tradicional prova de montanha realizada em Jaca, região do Pirineus Aragoneses (Espanha), que está em sua 21° edição.

A prova aconteceu no domingo 12 de agosto, a brasileira Mirlene Picin conquistou a terceira colocação feminina, atrás das espanholas Marta Vidal Lopez e Begona Mota Virto.

“Cada vez mais satisfeita com meus resultados em provas de montanha que tenham um perfil de subida. Estou bem cansada pelo período de treinamento que estou. Esta prova não estava nos meus planos e venho de 3 a 4 semanas bem duras de treinamento com foco nas provas de esqui cross country de setembro próximo,” disse Mirlene.

“O nível competitivo aqui na Espanha, principalmente nas provas dessa região dos Pré- Pirineus, é bem alto. Na prova de hoje, 8 mulheres brigaram o tempo todo pelo podium.
A quarta colocada por exemplo, era atleta da equipe espanhola de atletismo e tem maratona para 2 horas e 35 minutos, o que é um excelente tempo no feminino. Cultura de corrida de montanha aqui é muito forte, com muitas provas e muitos competidores. Sem sobra de dúvidas a Espanha é o maior mercado dessa modalidade que continua em crescimento.”

Podium Feminino Geral:
Marta Vidal Lopez – Espanha – 01:09:40
Begona Mota Virto – Espanha – 01:11:32
Mirlene Picin – Brasil – 01:12:00

O campeão geral foi o espanhol Luis Alberto Hernandes, atual campeão mundial de trail running, com o tempo de 55:12.

Recordes

– Record Feminino da prova: 01:07 – 2013
– Record Masculino da prova 52:00 – 2003

Subida do Oroel

A prova tem um percurso com distância de 10 quilômetros e altimetria acumulada de 952m, com chegada na Cruz Oroel, a 1.730m.

A participação é limitada em 300 pessoas entre homens e mulheres e os 5 primeiros homens e mulheres recebem premiação em dinheiro.

Mirlene Picin próximo à chegada da subida Oroel
foto: Ramon Ferrer

Sobre Mirlene Picin

Mirlene está treinando e competindo na Espanha desde a segunda semana de maio de 2018. Até o momento, competiu em 5 eventos e subiu ao pódio em 4 oportunidades.

Foram duas vitórias (Kilometro Vertical Dobrado de Colloarada com quebra de record e 21km Tozal de Guara) e 2 terceiras colocações (21km de Traschinepro e Subida Oroel 10km).

No final de maio passado, Mirlene Picin se tornou a primeira brasileira entre homens e mulheres a competir em uma etapa da Copa do Mundo de Kilometro Vertical, em Zegama, País Basco. Na sua estreia nessa modalidade, a mogimiriana foi 19ª colocada entre 36 atletas de 8 diferentes países.

Podium Verde Visáfertil

Com as 15 mudas adicionadas com essa terceira colocação, o projeto de reflorestamento soma até o momento 190 árvores neste ano de 2018.

Em 2015 foram plantadas 380 mudas. Em 2016, 290. 2017, 320.

O projeto mantido pela Empresa de Fertilizantes Orgânicos Visáfertil e Ulisses Girard, patrocinadores da atleta, além das árvores, promove ações como distribuição de mudas e sementes gratuitas e palestras sobre a conscientização ambiental.

As mudas são plantadas no município de Benedito Novo, SC, onde Ulisses Girardi mantém uma área de preservação.

Patrocinio
Visafértil
Fermac Cargo
Nanobr Nanotecnologia

Apoio
Murilhas Comunicação
Hospital 22 de Outubro
Bonés Skiroll

Parceria
Sejel – Mogi Mirim
Studio Zentro – Huesca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *