Lançamento do centro de MTB e Trail Eremua, na Espanha

O Pirineo Navarro inaugura no dia 28 de setembro a Eremua, primeira estação de Bike e Trail de Navarra, situada no Valle de Esteribar, local onde se encontra trilhas clássicas como o Caminho de Santiago Navarro e as provas Rocesvalles Zubiri e Nafarroa Extrem.

eremua_estacao_mayayo

Programa de apresentação Eremua

A apresentação institucional acontecerá na sexta-feir, 28, mostrando o nascimento de Eremua com a união de forças entre Bike Eremua, Nafarroa Xtrem, Ajuntamento de Esteribar e Cederna Garalur, tanto com o desenho dos percursos quanto com a ajuda de entidades locais para a promoção de espaços desportivos, culturais ou turísticos de grande projeção no Valle de Esteribar.

No sábado (29) e domingo (30) acontecerão rodagens de mountain bike e trail para conhecimento da área. Grandes esportistas locais serão os anfitriões e guias dos assistentes, como Beñat Seminario, que volta a sua terra natal após disputar a Copa do Mundo de Enduro.

Entre os assistentes, destaques para os tricampeões Luis Alberto Hernando, campeão da ITRA 2016-17-18 e o jovem Daniel Osanz, que este ano ganhou as três modalidades no Mundial Junior Skyrunning.

O que é uma estação de Bike e Trail?

Uma estação de Bike e Trail oferece um conjunto de serviços associados a rotas preparadas para a prática das atividades esportivas. Cada traçado conta com sinalização própria, demarcando o caminho e informando a distância e nível de dificuldade.

Eremua Estação de Bike e Trail

O Valle de Esteribar situa-se a 10 minutos de Pamplona, porta de entrada do Pirineo Navarro e possui inúmeras trilhas abertas por contrabandistas, caçadores, lenhadores, pastores e animais da região em toda a sua história.

eremua_trail_pyrene visuals

E com isso a estação possui trilhas de diversos niveis, desde aquelas para as crianças e familias até os mais experiêntes. Eremua quer ser um grande espaço natural do Pirineo Navarro para a prática esportiva, cultural e turistico, oferecendo inclusive a infra-estrutura de alojamentos para aqueles que querem organizar jornadas de treinamento.

O centro de atendimento localiza-se no Polidesportivo de Zubiri, onde há informações dos percursos, tracks e aluguel de GPS, materiais de reposição, guias especializados, possibilidade de vestuários, piscina pública, boxes para limpeza de bicicletas, bar, restaurante, estacionamento, etc.

eremua_pyrene_visuals

Laura Sola, campeã Espanhola Ulltras FEDME 2018 também estará presente no evento. “Tenho a sorte de viver muito perto de Zubiri, um paraíso a ser descoberto, onde agora há diversas rotas marcadas para que seja mais fácil percorrer os caminhos infinitos. Você não pode deixar de conhecer, não vai se decepcionar,” disse a atleta.

Para Sergio Garasa, diretor da Alpinultras, “Fechar o terceiro ano de trabalho da Alpinultras apresentando Eremua como nosso segundo centro permanente em um local privilegiado como é o Pirineo Navarro, nos deixa contente. Ele se unirá ao (centro) de Canfranc, que foi aberto um ano atrás. Celebraremos também a união de três diretores de provas do circuito em Eugi: Nafarroa Xtrem (Aitor Iraizoz); Desafío El Cainejo (Marino Pérez) y Ultra Canfranc Canfranc (Alex Varela).”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *