El Origen Aconcágua 2018 terá percursos a 3.000m de altitude em média (chegando a 4.000m)

Faltam poucos dias para uma edição histórica do El Origen. Pela primeira vez a prova sai da região dos lagos na Argentina e desembarca próximo ao Aconcágua, a montanha mais alta das Américas e a mais alta fora dos Himalaias. A prova acontece nos dias 1, 2 e 3 de março e terá como base o Hotel Portillo.

A expectativa é grande pelos participantes, tanto pela paisagem de (literalmente) tirar o fôlego nos 3 dias de prova, quanto no desafio que será enfrentar o clima e a altitude da região. Aliás, os percursos com distâncias aproximadas de 100 Km, 50 Km e 30 Km estarão em média a 3.000m de altitude. Os segundo dia de prova será quando os participantes alcançarão o ponto mais alto dos seus percursos: 100 Km (4.000m) e 50Km/30Km (3.800m). Observação: os 30 Km largam neste dia do ponto mais alto – Cristo Redentor – e seguem “morro abaixo”.

Sabemos que nas provas de trail a todo momento se está subindo ou descendo, mas de forma geral (e ironicamente) podemos resumir os percursos de cada dia da seguinte maneira:
Dia 1 – Sobe e desce interminável
Dia 2 – Descida interminável
Dia 3 – Subida interminável

Montamos abaixo algumas animações com cada dia de prova para facilitar a visualização da variação de altimetria. Os percursos estão diferenciados por cor, mas pode ser que algumas delas não possam ser visualizadas pelo caminho ser o mesmo e estar “debaixo” de outra. De qualquer maneira os videos servem apenas para dar uma noção geral da prova, dia a dia.

Dicas para os participantes:
8 dicas para quem vai correr a prova

10 itens para checar antes de viajar para prova fora do país

O primeiro dia deverá impressionar todos logo de cara. A largada acontecerá dentro do Parque em direção norte, tendo como pano de fundo principal, o Aconcágua. Ao chegar ao mirante os participantes começam a voltar, passam nas proximidades do Lago Horcones e depois vão se dividindo pelo caminho de acordo com sua distância e passando por pontos como Cerro Penitentes e Puente del Inca. Nos outros dias os participantes terão a oportunidade de passar por Las Cuevas, Cristo Redentor de Los Andes e Glaciar El Juncal.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *