Brasil Ride Trail Run estreia em Ilhabela em grande estilo

Ilhabela foi sede na manhã deste domingo (12) da edição inédita de mais uma competição do circuito da Brasil Ride. Enquanto os ciclistas do Warm Up Pro e Sport tomaram conta da pista de 25 km da competição de mountain bike, foi realizada em paralelo a quarta etapa de 2018 da Trail Run Series, a corrida de montanha da Brasil Ride.

Na principal categoria, com 21 km, o título foi conquistado por Nilson Rossiter e Juliana Gomes, em 2h03min49 e 2h09min40, respectivamente. Na disputa curta, com 7,5 km de extensão, venceram na geral os ilhabelenses Paulo Henrique Pereira (37min36) e Geisla do Santos (44min15).

Juliana Gomes durante a prova  (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Juliana Gomes durante a prova (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Recifense radicado em São Paulo, Nilson Rossiter travou uma bela disputa com os corredores Cícero Pereira e Guilherme Molinari, vice-campeão e terceiro colocado, respectivamente. Enquanto Cícero completou o percurso 47 segundos após o vencedor Nilson, Guilherme veio logo em seguida pouco mais de dois minutos atrás do adversário na disputa pela segunda colocação, com o tempo de 2h06min52.

“O Cícero puxou boa parte da prova e os demais perseguidores dele foram juntos, disputando a vitória a cada quilômetro. Na última subida, faltando cerca de 3 ou 4 km, consegui fazer a diferença. Os adversários desciam bem demais, o que dificultou muito essa minha conquista. Foi sensacional a Trail Run Series. Muito bem sinalizada, a cada 15 metros havia uma faixa demarcando o percurso. Foi bem legal. Essa foi minha primeira corrida da Brasil Ride e fiquei com uma ótima impressão”, destacou Nilson, de 31 anos.

Na disputa entre as mulheres, uma triatleta com experiência nas corridas de aventura levou a melhor. A paulistana Juliana Gomes conseguiu o triunfo com boa vantagem para as adversárias do top 3. Geciane Rodrigues, a vice-campeão, concluiu sua participação 18 minutos após Juliana e Elisangela Teixeira fechou o top 3 no pódio, com 31 minutos de desvantagem para a campeã.

“Estive um tempinho parada das corridas de aventura e do triathlon, e agora estou retomando. A prova foi maravilhosa, com ótimas trilhas em um percurso bem técnico. Havia bastante subida e descida, em trilhas estreitas. Ou seja, foi realmente legal de se competir. É gratificante ser a campeã da primeira etapa da Trail Run realizada em Ilhabela. E isso só me motiva a voltar com tudo às competições”, comemorou Juliana.

Festa local

Nas disputa da distância curta, de 7,5 km, as vitórias na classificação geral masculina e feminina foram de dois atletas atletas de Ilhabela: Paulo Henrique Pereira, de 21 anos, e Geisla dos Santos, de 32.

“Foi uma grande honra participar desta corrida realizada pela primeira vez em nossa cidade. Conhecia bastante as trilhas e me considerava preparado. Havia ganhado provas de asfalto e esta foi minha primeira vitória na corrida de montanha. Nas outras duas vezes em que competi em trail run aqui, cheguei bem perto da vitória. Para esta prova, treinei bem e consegui chegar”, comemorou Paulo Henrique, vencedor na categoria de 16 a 24 anos.

Nilson Rossiter na liderança dos 21 km  (Wladimir Togumi / Brasil Ride)
Nilson Rossiter na liderança dos 21 km (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Já a corredora Geisla dos Santos, campeã na categoria de 25 a 24 anos, teve que desbancar atletas mais jovens para garantir o título. “Corro corridas de montanha desde 2009 e sou tetracampeã aqui na Ilhabela, na distância de 21 km. Cheguei a disputar um Mundial de Trail Run no Havaí, em 2017, sendo 16ª no geral. Mesmo morando aqui na Ilha, não conhecia esse percurso. Para mim foi uma surpresa. Sabia que entraria na trilha e teria que fazer força. Estou feliz demais por essa vitória, em um local inédito para mim”, vibrou Geisla.

Galera reunida para correr

Um dos grupos de corrida de Ilhabela, o “Life 4 Fun” reuniu 25 de seus 40 corredores para a disputa da quarta etapa da Trail Run Series em 2018. Em comum aos integrantes do grupo, a alegria de competir pelo simples prazer de se desafiar e melhorar a saúde.

Corredores da Life for Fun, de Ilhabela  (Ronald Kraag / Divulgação)
Corredores da Life for Fun, de Ilhabela (Ronald Kraag / Divulgação)

“Adoramos esse tipo de prova radical, com estilo rústico. Lama e morro, ou seja, dá para aproveitar a natureza e divertir-se bastante. Vibramos muito quando uma corrida nova chega para Ilhabela, com toda a expectativa dela, por ser tão bem organizada. Treinamos na trilha e nos impressionou a marcação do terreno”, disse Daniela de Castro, organizadora da “Life 4 Fun”.

“A categoria principal de nosso grupo é que cerca de 90% dos nossos corredores são pessoas que iniciaram a atividade esportiva para melhorar a saúde, ou seja, sem o foco na performance. E isso faz a diferença quando elas vêm para cá, porque não há preocupação com o resultado.

Temos jovens e idosos, todos querendo cuidar de situações como diabetes, hipertensão, entre outras questões. Ou seja, o esporte nos ajuda a enfrentar esses problemas da melhor maneira possível. Me sinto muito feliz de chegar aqui e ver os demais integrantes da ‘Life 4 Fun’ tão animados”, complementou Daniela de Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *