Equipe Curtlo GJG LoboGuará na Haka Expedition 2018

Por Leo Nengaii

Largamos de MTB para apenas 13 km porém de morro acima (1 hora e 10 minutos). Abrimos o PC1 (ponto de controle) / AT1 (área de transição) mas todas as equipes estavam bem próximas. Trocamos o “pisante” e partimos para uma seção de trekking (32km) que passou ao lado do Pico Itaguaré e Marins (ouvi dizer que íamos fazer a travessia, mas devido a um acidente recente, abortaram a missão).

Entramos na trilha e fomos ultrapassados por algumas equipes, mas seguimos com nosso ritmo consistente e atentos à navegação. Subimos um “rasga pasto” para encurtar o percurso, chegamos para fazer a técnica vertical (rapel) e avistamos a equipe BOA (equipe muito forte de Brasília). Voltamos para o trekking em busca dos outros PCs e enfim retornamos para o AT2/PC7 e descobrimos que estávamos liderando novamente junto com a equipe BOA e a dupla masculina GoGrazy AKSA.

Saímos para uma bike ainda de dia, porém logo a noite chegou com aquela lua bonita iluminando nosso caminho. Quanto DH (downhill) louco, mas tinha bastante subida dura também. Neste caminho fomos ultrapassados pela BOA e pelo solo Eduardo Behring e então chegamos no PC11/AT4, porém para surpresa nossa estávamos abrindo mais um PC em primeiro lugar. A navegação foi o diferencial.

Este PC foi o mais gostoso da prova. Estavam servindo cachorro quente, pão na chapa, brigadeiro gourmet e frutas. Isso mesmo! E não era um local de fácil acesso, somente o Teiu (land rover do Brunão da Rota da Aventura) ou uma Amarok para chegar lá em cima.

Nos alimentamos e partimos pra fazer um trekking de 16km. Podíamos optar por fazer um rasga mato de 500m que nos economizaria bons quilômetros, mas optamos por fazer a rota conservadora e nos demos bem. Saímos para a última perna de bike liderando novamente e com uma pequena folga das demais equipes.

Demos uma perdida no caminho para o PC18, onde estavam servindo sopa (no frio, comida quente ajuda muito), mas estávamos a 20min do “corte” da prova então “batemos” o PC e saímos rápido para fazer o PC “corte”, que estava a 6km. Chegamos faltando apenas 5 minutos. Sentamos para desfrutar daquele delicioso pão com salame e queijo que estava na mochila desde a largada e de sobremesa, 01 carbogel.

Corte dado e nenhuma outra equipe conseguiria fazer o percurso completo. Todas as equipes que chegaram após o “corte” fizeram um percurso menor, mas não estavam desclassificadas, disputavam entre as equipes que tomaram o mesmo corte.

Seguimos nosso rumo mais tranquilos porém tínhamos que terminar a prova até as 3h a.m de sábado para domingo (tempo limite), caso contrário seríamos desclassificados, então andamos sempre atentos na navegação e num passo firme!

Chegamos para a canoagem e encontramos com a BOA, que estava saindo para remar. Comemos um cupnoodles e um macarrão de verdade que o Rodolfo Portela (equipe de apoio) preparou para a gente e saímos pra canoagem (39km Lorena até Lavrinhas) junto com a dupla GoGrazy. Bateu aquele sono maroto, mas fomos trocando ideias e o sono passou.

Ao chegar em Cruzeiro (29km de canoagem) houve uma alteração na prova e tivemos que parar os caiaques ali e terminar o restante correndo (10km). Chegamos à última AT, nos alimentamos e reabastecemos as mochilas para o último trekking, de 28km.

Saímos de Lavrinhas e fomos no trekking até Passa Quatro, subimos aquela serra toda, demos uma perdida pra achar a trilha que transpunha para o outro lado, mas encontramos e seguimos rumo a chegada. No final, perto da chegada, já estávamos alucinados porque o sono vinha como uma marreta querendo nos derrubar!

Com 41h de prova finalizamos a HakaExpedition 250km em primeiro lugar, a única equipe que fez fazer o percurso completo!

Nesta prova os integrantes foram: Eu, Gabriela de Carvalho, Fernando Ribeiro e Thiago Martins Orgelio… obrigado por tudo que vivemos neste feriado, foi demais correr com vocês. Obrigado obrigado obrigadO!!!!

Gostaria de agradecer à Curtlo por ajudar a equipe com equipamentos e vestuários de ponta; a GJG Comunicação Visual por nos ajudar com os custos das inscrições; a Suplemento & Cia por me ajudar com a suplementação de primeira (faz toda a diferença); Distribuidora AÇAÍ BR que fornece minha sobremesa que vira combustível nos meus treinos; e também a equipe HAKA RACE que fez a prova espetacular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *