Mesma região, novas áreas, novas cidades e novos desafios. Assim foi a terceira edição do Raid International Témiscamingue, uma corrida de aventura realizada em 3 dias nas modalidades de orientação com mapas e bússola, mountain bike, trail running, canoagem e técnicas verticais (cordas), reunindo atletas de 5 países – Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Itália e Polônia.
O evento acontece anualmente na região de Témiscamingue, localizada no extremo oeste da província de Quebec, fazendo divisa com a província de Ontario.
A prova é realizada em estágios – todo dia uma nova largada e chegada – e conta com equipe de apoio para o transporte de equipamentos e alimentação para os participantes em áreas de transição determinadas. As equipes de apoio trazem um charme do esporte que há tempos foi deixado de lado e que chamam a atenção por onde passam com suas canoas e bicicletas em cima dos carros.
Para aumentar a dificuldade neste ano, o clima foi de muito frio e chuva em todos os dias de prova, praticamente apenas para a competição. Um dia antes estava um clima agradável e no dia seguinte à premiação, o sol voltou a brilhar.
Novo percurso, novos destinos
Uma características das corridas de aventura é ter sempre um novo percurso em cada evento e no Raid International Témiscamingue os participantes recebem seus mapas no dia anterior à primeira largada. Neste ano o percurso de 170 quilômetros teve como cenários os municípios de Rémigny, Guérin, Notre-Dame-du-Nord e St-Bruno-de-Guigues.
Youth Raid: um dos pontos altos do evento
Todo ano a organização faz um trabalho incrível com os adolescentes com idades entre 13 e 17 anos das escolas da região, estimulando a prática de esportes de aventura e os colocando lado a lado com os atletas no primeiro dia de competição.
Cada equipe de estudante recebe a ajuda e orientação de um atleta durante o percurso de aproximadamente 20 quilômetros, praticando as mesmas modalidades da prova.
A concentração aconteceu na escola Rivière-des-Quinze, em Notre-Dame-du-Nord, onde alunos em direção à sala de aula cruzavam caminhos com outros que se preparavam para a prova. E como disse Daniel Poirier, um dos organizadores do evento: “Como trazer os adolescentes para o esporte? Trazendo o esporte para dentro da escola.”
E a expectativa não era somente entre os adolescentes. Pais, amigos e parentes acompanhavam de perto toda a preparação e também estavam ansiosos para o grande desafio pela frente, transformando a largada e chegada em uma grande festa.
Apoio de empresas locais – a comunidade sempre estimulou a participação dos jovens e este ano um total aproximado de $12.000 foram distribuídos em brindes e bolsas de estudo para os futuros atletas e voluntários. Além disso Patrick Grégoire da equipe Les Bills doou uma bicicleta avaliada em $750 e estimulada pela ação, a loja Vélo Café doou outras duas bicicletas no valor de $995 cada, além de acessórios e equipamentos esportivos.
Dois dias de chuva, frio e vento
O primeiro dia foi rápido e curto. Os próximos dias foram de muito frio, fortes ventos e chuvas forte, clima que não deu trégua em nenhum momento. Sem opção de ficar seco, o jeito era correr se manter em movimento para não passar frio e terminar o quanto antes para tomar um banho quente e se aquecer.
A largada do segundo dia de prova acontece em Rémigny em mountain bike para logo depois os participantes pegarem as canoas para uma longa seção de canoagem no Baie du Tigre. A chegada foi na comunidade Timiskaming First Nation onde foram recebidos com uma refeição tradicional Algonquin.
O terceiro dia começou com uma reunião entre diretores de prova e equipes para informar mudanças no percurso devido ao clima, cancelando a canoagem no lago Timiskaming após a largada.
Finlandeses conquistam o primeiro lugar
Lauri Heinaro e Lauri Hollo (Northern Adventure Team) foi a dupla vencedora da terceira edição do Raid International Témiscamingue, uma revanche sobre a equipe Def Leoppard, campeã ano passado e que fizeram uma grande disputa. A terceira colocação entre as duplas masculinas ficou com a dupla polonesa NonStop Adventure Team, formada por Marek Wozniczka e Stanisław Odrobka.
Nas duplas mistas, vitória da Raid Bras du Nord/100B7, formada pela atleta olímpica Lyne Bessette e o campeão de orientação Philippe Côté Jacques. Em segundo lugar ficou a equipe Du Capitaine from Val-d’Or, formada por Noémie Julien e Cédric de Marneffe. Para completar o pódio, a equipe Conquérants com Chloé Roberge e Marc Gaudet.
E nas duplas femininas, o primeiro lugar ficou com a equipe Uterati, formada pela atleta de Ontario Una Hall e a norte-americana Barbara Niess-May. O segundo lugar ficou com a dupla Cath & Au e o terceiro lugar com a equipe Bichasaabe.
Veja abaixo algumas fotos. O álbum completo está na nossa página do Facebook.