Team Brazil Multisport vence AR Panamá 2022

A temporada 2022 do ARWS Adventure Racing World Series começou no Panamá na semana passada, com o lançamento de uma nova corrida, em um novo local espetacular.

A AR Panama é a mais recente corrida da AR World Series e foi lançada com o apoio das autoridades de turismo em um país que tem uma reputação crescente de turismo ao ar livre e esportivo. Uma corrida de aventura de expedição, em que equipes internacionais correram por 6 dias, sem parar, em um percurso de 516 km, foi a maneira perfeita de mostrar o que o Panamá tem a oferecer.

O percurso começou com a subida do Vulcão Baru (3474m), um vulcão ativo e o ponto mais alto do Panamá, onde em um bom dia você pode ver os oceanos Pacífico e Atlântico. Continuou com etapas de trekking e mountain bike até a costa, incluindo um rapel na Cachoeira Chorcha.

O percurso seguiu então para o Pacífico e incluiu duas etapas de caiaque ao longo da costa, embora estas tenham sido interrompidas devido a ventos excepcionalmente fortes. Todas as equipes experimentaram um pouco da remada, passando por manguezais para chegar ao oceano em uma baía abrigada e protegida por ilhas.

O Panamá tem mais de 3.000 milhas de litoral, então havia muito mais litoral para explorar de bicicleta e ainda a pé. A rota seguiu pela costa da Península Azuero, primeiro com uma caminhada de 70 km ao redor do Parque Nacional Cerra Hoya e depois um passeio final de 118 km, que incluiu um passeio de barco de e para a ilha de Isla Canas, onde as equipes desfrutaram de 14 km em linha reta, com palmeiras , passeio de praia. A corrida terminou na descontraída cidade piscatória e resort de Pedasi.

Vinte e duas equipes, com atletas de 17 nações, se alinharam na largada perto da cidade de Volcan, incluindo a equipe número 1 do mundo ARWS ‘Torpedo Vidaraid’ (Espanha), e 4 outras equipes top 10 da Polônia, Equador, Brasil e Estônia.

Havia uma equipe panamenha, Aventureros 507, que incluía o atleta mais jovem do evento, July Jiminez, de 24 anos, enquanto o competidor mais velho era Gustavo Arango, de 66 anos, da Colômbia.

Depois de uma disputa acirrada, a ‘Team Brazil Multisport’ se sagrou campeã da primeira edição do Panamá AR, à frente do ‘Team Estonia ACE Adventure/La Sportiva’, com o ‘Torpedo Vidaraid’ em terceiro. Essas equipes dividiram os US $ 25.000 em prêmios em dinheiro.

A Brasil Multisport entrou na corrida depois de conquistar o título sul-americano do ARWS no mês passado no Vulcania AR, no Chile, e correu com a mesma equipe de Camila Nicolau, Guilherme Pahl, Jonas Junckes e Nick Gracie.

Eles também são campeões no Patagonia Raid na Argentina e Expedicion Guarani no Paraguai, que sediará o Mundial de Corrida de Aventura em setembro. Gracie venceu a corrida paraguaia 5 vezes antes, e também foi campeão do mundo em 2009, vencendo em Portugal com uma equipe britânica. (As regras do ARWS exigem que 3 da equipe sejam da mesma nacionalidade.)

Falando após a vitória, ele enfatizou como a experiência da equipe contribuiu para a vitória. “Sabemos que estaria muito quente, então chegamos alguns dias antes para aproveitar a Cidade do Panamá e me aclimatar”, disse ele.

“Uma corrida quente é a nossa vantagem, pois vindo do Brasil os outros estão acostumados e me ajudam. Mergulhamos em todos os rios por onde passamos para nos refrescar e compramos gelo e bebidas geladas em qualquer lugar que pudermos ao longo do caminho. Mesmo assim, estou no limite e é desconfortável, mas conseguimos”.

Ele acrescentou: “Nós não corremos a toda velocidade na longa descida do vulcão, embora tenha sido possível. A equipe francesa nos ultrapassou em alta velocidade, como se fosse uma corrida de 10k, mas fomos conservadores. Então, no próximo trecho de mountain bike, muitas equipes sofreram quedas, mas usamos nossa experiência e relaxamos e não tivemos problemas. Sabíamos que poderíamos ganhar um minuto ou dois em uma descida se fôssemos mais rápidos, mas isso poderia arriscar perder a corrida. Não valia a pena.” Com a ajuda de uma navegação noturna inteligente, eles assumiram a liderança no final dessa etapa e não a abandonaram.

Na linha de chegada, ele disse: “Fiquei realmente impressionado. Foi uma corrida com uma paixão latina e organizadores experientes da ARWS, e juntos eles a tornaram especial. Todos que conhecemos foram muito amigáveis, e o Panamá tem muito potencial. É bonito e variado e no campo é pouco desenvolvido, por isso é um ótimo lugar para explorar. Eu nunca teria pensado em vir aqui se não fosse pela corrida, mas agora estou muito feliz por ter feito isso!”

O Brasil tem uma das maiores federações de AR e calendário de provas do mundo e teve 4 equipes entre as 10 melhores no Panamá. Guillaume Habouzit do 4º colocado da equipe ‘Tubaina’ disse: “Com uma federação forte e o exemplo do Team Brazil Multisport podemos correr regularmente e contra os melhores, e melhorar nosso desempenho”.

Ele acrescentou: “A AR Panama foi uma grande corrida e proporcionou momentos mágicos que só as corridas de aventura podem fazer. Começamos o último trecho ao pôr do sol em uma praia e terminamos ao nascer do sol em outra, e tivemos uma travessia de ilha no meio, com um pequeno traslado de barco, no qual pudemos aproveitar olhando as estrelas!”

As corridas de expedição também permitem que as equipes tenham tempo para completar a corrida se tiverem a determinação de continuar, e a nova equipe panamenha fez. Eles cruzaram a linha de chegada em último lugar e foram bem recebidos na rua principal de Pedasi. Havia uma multidão animada, fogos de artifício e a cerveja da linha de chegada.

O capitão da equipe, Juan de Dios Aizpurua, disse: “É muito difícil descrever a experiência e houve muitos momentos difíceis, mas o mais importante foi viver a experiência. Nadamos em rios, corremos pelas praias e entramos em cavernas. Tivemos problemas físicos e muitas quedas de bicicleta, e nossas mochilas nos pesaram, mas toda a corrida foi uma experiência feliz.”

A equipe disse que achou a navegação difícil, mas depois de cada revés eles se sacudiram e seguiram em frente, até a linha de chegada, onde ficaram surpresos e impressionados com a recepção.

Eles também foram aplaudidos por todas as equipes na apresentação da corrida, onde Fernando Fondevila, Diretor Geral da PROMTUR (Visit Panama), falou com todas as equipes; “Queríamos mostrar a beleza natural que o Panamá tem como destino sustentável. Nos dez dias em que você esteve em nosso país, nos foi permitido passar essa mensagem. Obrigado por acreditar em nós!”

Você pode encontrar os resultados completos e links para o rastreamento por satélite e extensa cobertura de TV e mídia social da corrida em www.arpanama.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *