Haka Race Contra-Relógio

Em época de pandemias os organizadores tentam se adaptar aos novos tempos até que a situação se normalize (ou pelo menos fique próximo ao normal). E com as corridas de aventura não foi diferente.

Mas a corrida de aventura é um esporte um pouco mais complicado e a navegação é um dos diferenciais, obrigando os participantes a encontrarem o melhor caminho entre os postos de controle e quem toma a melhor decisão (e é claro, é mais rápido), pode conseguir uma melhor classificação.

Pensando nisso, a organização do Haka Race lançou um desafio contra-relógio, espalhando postos de controle por uma determinada área onde os participantes precisam encontrar esses pontos no menor tempo possível. E uma das adaptações necessárias foi a permissão de um aplicativo de celular rastreando todo o caminho feito e assim, possibilitando a conferência pela organização.

Normalmente o uso de GPS é proibido nas corridas de aventura, sendo obrigatório se localizar com a bússola e os mapas.

Como funciona o Haka Race Contra-Relógio?

Os atletas se inscrevem nas categorias SOLO MASCULINO ou SOLO FEMININO e escolher a distâncias de 25 ou 40 km para realizar as modalidades de trekking, mountain bike, canoagem e orientação (mapa e bússola).

Esta primeira edição (com inscrições esgotadas) aconteceu em Nazaré Paulista tendo como base a Pousada Fazendinha e teve as seguintes distâncias e modalidades:

– Categoria 40 km –
Trekking – 9 km
Mountain Bike – 25 km
Canoagem – 6 km
Orientação mapa e bússola

– Categoria 25 km –
Trekking – 5 km
Mountain Bike – 17 km
Canoagem – 3 km
Orientação mapa e bússola

Percurso – O registro do percurso pode ser feito por qualquer aplicativo que registre o caminho, distância percorrida e tempo total.

Postos de controle – O registro dos postos de controle é feito com uma foto do QR Code localizado na placa do posto de controle. As fotos são enviadas para a organização junto com o arquivo de rastreio.

Largada – ao fazer a inscrição o atleta verifica a disponibilidade de dia e horário e faz um agendamento. As largadas acontecem em intervalos de 5 minutos.

Como escrito anteriormente, essa edição está com as inscrições encerradas, mas em setembro uma nova etapa será anunciada.

Esta é uma ótica forma de manter os atletas ativos, a navegação apurada e ainda permitir que novos atletas conheçam o esporte.

Mais informações: https://hakarace.com/corrida-virtual-haka-race/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *