ITERA leva as corridas de expedição de volta às terras escocesas

As Terras Altas da Escócia (Scottish Highlands) são uma das grandes áreas selvagens da Europa e um local natural para uma corrida de expedição em grande escala, um evento que abrange longas distâncias, inclui várias disciplinas e onde as equipes de 4 atletas correm sem apoio e sem paradas durante 4 ou 5 dias.

Agora a Open Adventure, a mais antiga organizadora de corridas de aventura do Reino Unido, está trazendo a ITERA de volta para a Escócia em agosto.

Histórico da ITERA

Essa é a quinta edição de uma série de corridas de expedição, que ocorreram na Inglaterra (2010), na Escócia (2012), no País de Gales (2014) e na Irlanda (2016).

A visita anterior à Escócia foi para o ‘Sting in Stirling’ em 2012 e não houve uma corrida de expedição no país desde então. Portanto, a corrida deste ano é uma oportunidade rara de experimentar corridas de aventura de classe mundial na Escócia!

© Rob Howard/SleepMonsters.com

O ITERA faz parte da Adventure Racing World Series, com os vencedores recebendo um lugar no AR World Championship no Sri Lanka em dezembro, e isso atraiu uma grande participação internacional. Equipes da França, África do Sul, Espanha, Holanda, EUA, Canadá e Bélgica já estão inscritas.

O percurso

O percurso cobrirá uma distância máxima de 600 km e incluirá opções de percurso menor com aproximadamente 300 km, permitindo que as equipes compitam com seu próprio nível de habilidade, mas sempre sejam desafiadas a seus limites.

A prova incluirá trekking em montanhas, 3 estágios de canoagem (um possivelmente no mar), mountain bike em trilhas e às vezes fora deles, e alguns desafios “surpresa”.

Estas são algumas característica dos eventos Open Adventure e no passado, incluíram a tirolesa mais rápida do mundo, a orientação subterrânea e a costeira com saltos no mar.

© Rob Howard/SleepMonsters.com

A corrida testará alguns dos melhores corredores de aventura do mundo, mas ainda é acessível para as equipes que querem apenas completar. Até mesmo uma equipe novata poderia cruzar a linha de chegada, com a quantidade certa de determinação, é claro!

James Thurlow, diretor da Open Adventure explica; “Criamos um formato de corrida e um percurso que permitirão que todas as equipes terminem. A corrida será acessível, mas desafiadora para todos os níveis. Não estamos planejando a corrida de aventura mais difícil de sempre, na verdade, muito pelo contrário; queremos que seja divertido, interessante e um evento acessível. Todas as noites nós forneceremos acesso ao abrigo quente e seco.”

O planejador de percurso deste ano será o ex-campeão mundial Tom Gibbs, que foi integrante da equipe vencedora em 2010 e 2012, e foi o planejador da corrida de 2014 no País de Gales. A Open Adventure também se juntou a Paul McGreal, um dos mais prolíficos organizadores de eventos de aventura na Escócia e também um ex-participante da ITERA.

Base será em Inverness

A corrida será baseada em Inverness, que é onde ela terminará … mas os organizadores não estão dizendo onde ela vai começar! (A rota de uma corrida de expedição é mantida em segredo até pouco antes do início.)

O ITERA acontecerá de 10 a 17 de agosto e até 31 de março, a taxa de inscrição será de £ 2900 para uma equipe de 4 pessoas (aumentando para £ 3400 depois até o fechamento das inscrições em 1º de julho).

A corrida fornece apoio logístico completo, incluindo todos os caiaques e um serviço de rastreamento via satélite para que amigos, parentes e apoiadores possam acompanhar o progresso das equipes.

Você pode descobrir mais sobre a corrida em https://www.itera.co.uk/

O AR World Series apresenta nove corridas de aventura em quatro continentes. Mais informações estão disponíveis em https://arworldseries.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *