6ª edição do Raid International Gaspésie

Entre os dias 12 e 15 de setembro, a Société de Développement et de Mise en valeur de Carleton-sur-Mer (SDMC) e a Endurance Aventure realizam a sexta e última edição do Raid International Gaspésie.

Entre montanhas e rios

Como nos anos anteriores, o início e final do evento acontecerão na cidade de Carleton-sur-Mer e as atividades acontecerão no seu entorno. Este ano o percurso levará os participantes a áreas já vistas, mas que não foram totalmente exploradas como na Matapédia e Les Plateux.

Esse parque de diversões para aventureiros também levará os levará para o Parque Nacional Miguasha, que possui fóssils encrustados nas rochas e inscrito na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Forte conexão com a comunidade local

Este ano a equipe organizadora anunciou uma nova parceria com a comunidade Micmac de Listuguj, que prontamente aceitou o convite de participação nesta aventura.

Micmac são os habitantes originais da região de Quebec, no Canadá, e foram os primeiros a receber os exploradores europeus. A comunidade de Listuguj é uma das três da região de Quebec, completada com as comunidades de Gespeg e Gesgapegiag.

“Estamos muito felizes em colaborar com este evento e permitir que nossa comunidade o conheça, ” disse Darcy Gray, chefe da comunidade.

Os municípios de Nouvelle, Pointe-à-la-Croix e Matapédia são também colaboradores do evento. “Meu colegas de várias municipalidades sempre mostraram grande entusiasmo com a organização do RIG. Isso sem dúvida, contribui para o fortalecimento de nossa equipe e notoriedade,” expressou Mathieu Lapointe, prefeito de Carleton-sur-Mer.

Foco nos negócios e moradores locais

Os negócios e habitantes locais sempre trabalharam como se o evento fosse deles próprios e contribuíram para o seu sucesso. Por esta razão, a organização do RIG espera ajudar no destaque dessa colaboração usando vários recursos. Para começar, haverá áreas de entretenimento ao redor da largada e chegada, assim como em alguns pontos do percurso. Bebidas e petiscos de negócios locais serão oferecidos.

Mais espaços públicos como estes serão montados, convidando a população à sair e encorajar os atletas. Mais de dez pontos de controle foram adicionados ao percurso a cada dia para permitir essa integração maior entre corredores e moradores.

Popularidade internacional estabelecida

O RIG continua atraindo aventureiros de todo o mundo. Este ano serão 150 atletas de Guadalupe, Bélgica, França, Estados Unidos, Dinamarca, Brasil e Canadá.

As equipes canadenses estão sempre presentes, incluindo a ex-atleta olímpica Lyne Bessette, pelo sexto ano consecutivo.

A competição será grande nos 300 Km feminino, com cinco equipes na disputa e destaque para as gaspesianas Marianne Desrosiers e Audrey Bastien, pioneiras na categoria.

E o evento fez sucesso entre os moradores da região, com equipes gaspesianas representando 50% dos inscritos (38 equipes).

Herança do Desjardins Youth Prologue

Desde a primeira edição os jovens foram incluídos no RIG, participando do prólogo ao lado do participantes da corrida, focando na adoção de um estilo de vida saudável.

São centenas de jovens da região trazidos para Carleton-sur-Mer, às vezes encarando horas de viagem, para fazer uma prova de aproximadamente 20 quilômetros com quase todas as modalidades da prova principal.

Mais informações: www.raidinternationalgaspesie.com