Time Lagartixa, bi-campeão Brasileiro de Corrida de Aventura

por: SilvanaMenegon/Jonas Junckes

A equipe Lagartixa de Corrida de Aventura teve sua primeira formação em 2004, formando um belo currículo de participação em provas nacionais e internacionais e por motivos de força maior, ficou inativa no período de 2012 a 2015.

Até que em 2016 o atleta Charles Pierre da Silva, que corre aventura desde 2006 – e é simplesmente apaixonado por este esporte – iniciou a sua busca por outros atletas na tentativa de retomar a equipe e colocá-la novamente no cenário nacional.

Neste período foram inúmeras as provas correndo como convidado em outras equipes e em algumas formações da Lagartixa em dupla ou quarteto.

Até que em setembro de 2017 Charles participou como convidado de uma equipe onde a atleta Silvana Menegon corria e a escalou para fazer parte da formação da Lagartixa para a final do Brasileiro de 2017 na cidade de Rio do Sul (SC). 

Assim a equipe contou com a seguinte formação:
Capitão: Charles Pierre da Silva (Canoas/RS)
Integrante 1: Ricardo Yukio Iamaguchi – Japa(Brasilia/DF)
Integrante 2: Alexandre Rossi (Getulio Vargas/RS)
Integrante 3: Silvana Menegon (Flores da Cunha/RS).

Sintonia em equipe

Mesmo sem a oportunidade de fazer treinos com os quatro integrantes, ele  tiveram total afinidade desde a organização e logística e em todos os momentos da prova. Sintonia de pensamentos, respeito aos limites do próximo, foco e determinação fizeram com que mesmo sem a pretensão do título, os quatro alcançassem uma belíssima vitória e tornando a Lagartixa, campeã Brasileira de Corrida de Aventura 2017.

Para primeira etapa do Campeonato Gaúcho de 2018 o atleta Jonas Junckes, capitão e navegador da equipe Essa é a Nossa Vida, foi convidado para substituir o Japa. Na ocasião ele aproveitou para convidar a Silvana para participar da Expedição Guaraní no Paraguai e logo depois o próprio Jonas foi convidado a fazer parte da Equipe Lagartixa.

A partir daí a vida dos “lagartixenses“  não seria mais a mesma. A afinidade da equipe foi tanta que optaram por usar o nome TIME LAGARTIXA.

O time participou das provas do Campeonato Gaúcho e do Circuito Brasileiro Spot de Corrida de Aventura. Foram tantas provas no ano que o “Biofenac” tornou-se parceiro indispensável, item obrigatório na mochila.

Curiosidades de cada prova

Equipe sempre unida, nunca houve sequer uma discussão e cada prova teve sua particularidade:

  • Na Malacara Race (RS), primeira etapa do Campeonato Gaúcho, fizeram o último trecho de bike em tamanha velocidade que o Charles no final estava indignado com a equipe, pois sequer conseguiu comer. A alegria era tanta que o time passou mais horas comemorando do que correndo e até hoje nos grupos de corredores comenta-se desta comemoração e dos ensinamentos passados por Charles;
  • Na Papacorrida (RS), segunda etapa do Campeonato Gaúcho e segunda etapa do Circuito Brasileiro Spot, estava tão frio que o Japa estava tão trêmulo e não conseguia plotar o mapa na área de transição. Mesmo assim seguiu forte até o fim;
  • Na Bituin (SC), quarta etapa do Circuito Brasileiro Spot, fizeram uma das cenas mais inusitadas já vistas em uma largada de canoagem: saíram remando na direção contrária, rio acima, e ao observarem o equívoco fizeram tanta força, que ultrapassaram oito equipes na canoagem e as outras três na transição, saindo da última posição para a primeira;
  • Na Kaapora Race (SC), terceira etapa do Campeonato Gaúcho, correram em temperaturas negativas e foi a única equipe a fazer o trajeto sem cortes;
  • Na Adventure Camp (SP), quinta etapa do Circuito Brasileiro Spot, procuraram por quase três horas o PC 14 que estava totalmente fora do local, mas em momento algum desanimaram. No final da prova não havia local para banho e tiraram o grosso numa mangueira e seguiram sujos e sem parar de SP ao RS para que Silvana pudesse chegar a tempo ao compromisso de trabalho na segunda feira;
  • Na Terra de Gigantes (RJ), sexta etapa do Circuito Brasileiro Spot, a convidada Isis substituiu a Silvana com bravura em sua primeira prova longa. Ela foi determinada e mesmo com os pés esfolados, foi até o fim;
  • Na BOA (DF), sétima etapa do Circuito Brasileiro Spot, lideraram a prova de ponta a ponta;
  • Na Oktoberaventura, etapa final do Campeonato Gaúcho e uma semana depois da BOA, estavam tão exaustos que sequer conversavam durante a prova. Mesmo assim conquistaram a vitória de tornaram-se assim, Campeões Gaúchos de Corrida de Aventura 2018.
  • Na Gralha Azul (PR), nona etapa do Circuito Brasileiro Spot, Charles  estava de folga e tão ansioso por notícias, que o Geraldo que estava de apoio na prova falou: “Parabéns galera, só tenho uma solicitação: na próxima vez tragam o Charles, pois ele não para de pedir notícias!”
  • Na Guerreiros Naventura (AL), décima etapa do Circuito Brasileiro Spot, o integrante convidado Vinicius teve uma desidratação no km 3. Silvana e Charles o ajudaram de todas as formas que podiam enquanto Japa fazia uma navegação impecável. Eles saíram da 13ª posição para 2ª posição, tornando-se pela soma dos pontos no campeonato, Bi Campeã Brasileira de Corrida de Aventura.
  • Na Chauás (SP), última etapa, o Charles se dispôs a não correr para que ninguém ficasse de fora da final. E ainda foi junto de apoio e acompanhou a prova toda. Alexandre, que estava a duas provas de folga, mais descansado e forte como sempre, ajudou a todos para preservá-los. Teve hora que estava com três coletes salva-vidas e duas mochilas; teve hora que estava carregando três sapatilhas na mochila. Foi eleito o cabide do time!

Conclusão do ano

Na Lagartixa, a palavra time é levada a sério. Onde todos olham por um só.

2018 foi um ano de muitas competições para todos os membros, alguns chegando a exaustão, outros com lesões, outros ainda ilesos, porém todos com o sentimento de dever cumprido. O resultado não poderia ser outro depois de tanta dedicação, amor, e vontade de cada um de SER CAMPEÃO.

2019 vem aí, novos planos, novas aventuras, novos patrocinadores, e o caminho continua!

Lagartixa rumo ao Campeonato Mundial de Corrida de Aventura!

Agradecimentos

A todos os convidados queparticiparam desta luta, desse amor pela aventura!
Cristiano Saurin; Vinícius Carvalho; Denis Borges ;Isis Machado da Silva; à Info Soluções em Sistemas/Ademir Preto, pelas folgas concedidas a atleta Silvana!; aos familiares, que estão de alguma forma na lida; a todos que apoiam, torcem e acreditam no Time Lagartixa!

Formação da Equipe

Capitão: Charles Pierre da Silva (Canoas/RS)
Integrante 1: Ricardo Yukio Iamaguchi (Brasilia/DF);
Integrante 2: Alexandre Rossi (Getulio Vargas/RS)
Integrante 3: Jonas Junckes (Gaspar/SC)
Integrante 4: Silvana Menegon (Flores da Cunha/RS);

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *