Alucinações nas Corridas de Aventura – Erich Feldberg

As alucinações são parte integrante das corridas de expedição com muitos dias de duração. Os participantes levam seu corpo ao limite em busca da finalização da prova no menor tempo possivel e ficar sem dormir para progredir mais rápido é uma das opções. Mas nada é feito sem consequências e ter visões no meio da prova acaba sendo um coisa normal, inclusive de forma coletiva.

Leia abaixo algumas estórias de Erich Feldberg, fundador e capitão da equipe Rosa dos Ventos:

“A Corrida de Aventura só pode ser totalmente vivenciada por aqueles que experimentam competições de mais de 24 horas. Aprender a lidar com o sono é um dos desafios mais difíceis nas provas longas, pois ao dormir tempo demais dificilmente a equipe terá um bom resultado e dormindo de menos, os riscos de colapso na navegação e/ou acidentes e brigas cresce muito. As equipes que enxergam isto e conseguem traçar uma boa estratégia estão sempre a frente das demais.

Nos mais de dezessete anos correndo com a Rosa dos Ventos, acabei criando técnicas que me ajudaram a lidar com o sono sem a necessidade de usar cafeína ou qualquer outra substância. Só comecei a utilizar cafeína recentemente, pois a idade potencializa o sono durante a prova.

Além da estratégia traçada para prova, definindo a quantidade de horas que se dormirá a cada 24hs, há outras técnicas que podem parecer estranhas a quem nunca teve esta experiência, como intercalar dormir alguns segundos pedalando e ficar desperto. Técnica boa quando a estrada é mais plana e reta. E dormir andando, segurando a mochila do companheiro, também é algo comum de se ver nas equipes acostumadas a provas longas. Na seção de canoagem é o mais difícil, pois não tem como coordenar a remada e dar umas cochiladas. O que acaba acontecendo é um choque de remos que te acorda.

Destas situações o mais legal é relembrar os momentos engraçados que aconteceram durante estes momentos de sono intenso. Lembro de uma prova do Raid Terra em que já estávamos varando a segunda noite sem dormir e durante um trekking em um estradão rural de terra eu estava praticamente dormindo em pé enquanto caminhávamos. Em determinado momento, eu era o último dos quatro e sonhei ter visto um touro na estrada vindo pra cima da gente. Acordei do cochilo gritando para a equipe CUIDADO COM O TOUROOOOOO!!!!. Todo mundo tomou um susto e ameaçou uma fuga, até perceberem que era alucinação. Foi bem engraçado na hora e ajudou a acordar.

Outra situação foi durante uma remada na represa de Salesópolis durante a Litoral 2000. Na primeira noite de prova, por volta das 11hs da noite, começamos uma remada que durou aproximadamente 4 horas. No meio da represa eu já estava quase apagando quando gritei pra equipe CUIDADO COM O TREM!!!! o que nesta situação só gerou muita risada pelo absurdo da situação. Quem tem experiência sabe que é comum você sonhar acordado nos momentos em que o sono bate forte e as visões que aparecem muitas vezes geram situações cômicas.

Tenho muita paixão pela Corrida de Aventura, principalmente pelas provas que varam a noite. Lembro bastante de todas as competições que participei e relembrar estes acontecimentos foram bem legal. Pena que com a idade atual está cada vez mais sofrido fazer as provas de mais de 250km, mas quem tiver uma equipe paciente, quando precisar é só chamar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *