A primeira edição do Raid Del Viento pronta para largar

A Raid del Viento, a última corrida de demontração do Adventure Race World Series, largará no dia 09 de outubro na Patagonia Argentina com 31 equipes com atletas de 13 nacionalidades.

A corrida acontecerá na província de Neuquén, com largada na cidade de Chos Malal de onde os participantes seguirão para a Cordilheira do Vento para enfrentar os picos, vales, rios e lagos do paraíso andino.

O percurso será mantido em segredo até pouco antes da largada, mas as equipes sabem que o ponto mais alto será a 3.600m no topo de um vulcão e a altitude colocará em teste muitas das equipes visitantes, especialmente aquelas baseadas no nivel do mar (todas as equipes devem carregar equipamentos para deslocamento na neve e gelo).

As equipes receberam um croqui do percurso, portanto sabem que a largará será com 5Km de orientação, a primeira das quatorze seções dos 350 quilômetros que incluem trekking, mountain biking, canoagem, rafting e seções de cordas. Para finalizar elas terão outra seção de 5Km de orientação, desta vez dentro da cidade… mas talvez esta não será tão rápida quanto a primeira!

Algumas das melhores equipes e alguns dos mais experiêntes corredores do mundo estão presentes na competição. A prova vê o retorno da Team Adventure Medical Kits (EUA) que está ranqueada como número 2 do mundo e liderada por Mari Chandler e completada com Olof Hedberg e Erik Sanders e com o equatoriano Martin Sáenz. Mari comentou: “A equipe está na expectativa de uma nova aventura e corrida na bela Argentina!”

Também presente estará a equipe número da América Latina, Uruguay Natural Ultra Sports, liderada por Ruben Manduré. Ele já correu na Argentina muitas vezes e terá como companheiros de equipe a esposa Federia Frontini, Gonzalo Smaldone e Thiago Bonini. (A mesma formação estará no AR World Championship na Ilha Reunion em novembro).

Outro competidor muito experiente (e antigo campeão mundial) é Fran Costoya, que lidera a Meridiano Raid – Bimbache (Espanha), única equipe totalmente européia na prova. (Jesus Bermego, Lucia Fumes e Pablo Samper completam a equipe).

A Team Leki Merrel liderada por Lars Bukkehave esteve em outra corrida de demonstração este ano (Expedition Oregon) e três integrantes daquela equipe vencedora estarão na Argentina. Sisters Lina e Sanna El KOtt Helander da Suécia correrão novamente e a equipe convocou o neozelandês Tom Spencer como quarto integrante. Lars disse “Lina e Sanna estiveram no pódio de cada corrida que participaram desde Oregon, portanto se a competitividade não as está deixando com medo, Tom e eu estamos! Teremos que alcançá-las.”

Mais informações: www.raidelviento.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *