Canoagem

Com quase 30 canoas inscritas, Volta de Ilhabela chega à quarta edição

Um dos grandes desafios brasileiros de canoagem oceânica, a quarta edição da Volta de Ilhabela (Vibe) será realizada neste sábado (30), com largada na praia de Itaquanduba.

A prova conta com um percurso de circum-navegação de 90 km no entorno da Ilhabela e será disputada por equipes de três, seis ou 12 atletas.

Serão cinco modalidades em disputa: OC6, OC1, V1, V3 e Surfski, que somam as 27 equipes inscritas para o desafio. Organizador da Vibe 2019, Marcos Möller também vai para a água com a equipe do Paddle Club Masters e afirma que as expectativas são altas.

“A prova deste ano tem tudo para ser muito competitiva e acredito que será muito interessante ver a performance das novas modalidades na água. O mar deve estar mais mexido do que no ano passado, o que deve adicionar ainda mais emoção à competição”, avalia.

Atletas nacionais e internacionais

Os atletas vindos de diversos estados e até de outros países deverão chegar na Ilhabela já na sexta-feira (29), quando acontece a retirada de kits e o briefing técnico para os capitães das equipes e marinheiros dos barcos de apoio, no espaço de eventos da Marina Porto Ilhabela.

A largada está prevista para às 6h do sábado (30) na praia de Itaquanduba, no rumo sul do Canal de São Sebastião, e com chegada pelo norte. O tempo limite de conclusão da prova é de 12 horas, porque nenhuma canoa deverá navegar à noite.

“Durante toda a Vibe contaremos com a estrutura da Marina Porto Ilhabela, sede do Paddle Club, onde será montada a arena da prova, com hidratação e alimentação pós-prova para os atletas, além da festa de premiação, que será realizada no espaço de eventos, de frente para o mar, com música ao vivo e diversas opções de drinks e comidas”, conta Marcos Möller.

A premiação com troféus e medalhas para os primeiros colocados de cada modalidade será realizada no próprio sábado, a partir das 19h. Como já é tradição, a primeira equipe OC6 que completar a prova será a campeã da “Conquista da Coroa” e terá o nome gravado na base de uma coroa banhada a ouro, que tem como sede permanente o Paddle Club Ilhabela.