Saiba como foi a primeira edição do Brasilia Multisport
Por Wladimir Togumi - 08.07.2008 -
Recomendar esse texto
O formato - Apesar de acontecer desde 1983 na Nova Zelândia, o formato multisport é praticamente novo no país e possui características que atraem atletas de outros esportes, mas por contar com diversas modalidades, os triatletas e corredores de aventura se adaptam mais facilmente, mas não sem antes fazer alguns “ajustes” em seus treinos.
Os triatletas devem trocar a natação pela canoagem e a corrida em asfalto pela trilha, e os aventureiros, a mountain biking pelo ciclismo de estrada e não precisam se preocupar com a orientação, já que (quase) todo o caminho é demarcado.
Apesar de parecer fácil, a simples troca de tipo de bicicleta já faz muita diferença já que as relações de marcha e as técnicas são diferentes. Em uma subida, por exemplo, o atleta não tem uma relação tão leve como na mountain bike e é obrigado a ficar de pé e fazer força.
Domingo – Após um merecido descanso, atletas e jornalistas tiveram a oportunidade de assistir a cerimônia de troca da Bandeira Nacional e fazer a visita ao Congresso Nacional.
A Bandeira Nacional é substituída na Praça dos Três Poderes de Brasília sempre no primeiro domingo de cada mês, num rodízio entre as três forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) e o governo. A bandeira tem 280 metros quadrados e fica num mastro de 110 metros de altura.
O hasteamento e arriamento das bandeiras são feitas sob a execução do hino nacional e o hino à bandeira e uma salva de 21 tiros de canhão.
Após a cerimônia, todos foram para o congresso nacional conhecer as suas instalações, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
Sebastian Cuattrin, canoísta campeão da prova no revezamento, também teve sua curiosidade saciada. “‘É importante a gente ter este contato mais direto e saber como funcionam as coisas lá dentro. Gostei de ter feito a visita”, disse.
Mais informações: www.brasiliamultisport.com.br
