PT281+ Ultramarathon: Por mares nunca antes navegados?

Por Redação - 31 Ago 2015 - 10h15

Um exercício de história levou a organização da PT 281+ Ultramarathon a desenhar uma prova que levasse um pouco dos portugueses para o mundo e a primeira edição foi vencida por João Oliveira, que "navegou" desde Belmonte até Proença-a-Nova, guiado por um GPS, durante 281km, em 41 horas.

Partiram para esta ultra-maratona 16 pessoas (14 solo e 2 em dupla). Chegaram a bom porto, Proença-a-Nova, 8 atletas. Em 2016, pelo feedback recolhido no final da prova, as participações crescerão de forma significativa com a presença de atleta de Portugal e do exterior.

Troféu da PT28+

Alguns dos participantes estrangeiros que já participaram de outras provas que serviram de inspiração, como a norte-americana Badwater e a brasileira BR135, confidenciaram à organização que a PT281 é a mais difícil. Pequenas diferenças que honram a organização, mas que a responsabilizam também. O norte-americano, segundo classificado, Levi Risk, que completou ambas, afirmou que a corrida é um novo caminho para os ultra-maratonistas de todo o mundo. Confessou-se orgulhoso de ter concluído três das mais duras provas do mundo.

Mauro Chasilew, brasileiro e 4º Classificado, tem mais de dez provas concluídas acima dos 300 km e sublinhou a dificuldade, mas também a beleza do percurso. Segundo ele, "é difícil conseguir conciliar tanta coisa numa só prova. Inclusivamente plantações de frutas ao longo de todo o trajeto". Todos tiveram a possibilidade de "roubar" onde viam a fruta da época.

Mauro Chasilew

Gonzalo Lencioni e Rui Rocha concluíram a prova juntos. Um argentino e um português. Ambos se mostraram espantados com as suas capacidades e honrados por conseguirem entrar para a história de uma prova que acreditam ser das mais belas de se fazer.

A participação em revezamento era outra das possibilidades de participação. Neste escalão, o casal David Faustino e Isabel Moleiro terminou a prova com 54h50min. Este casal, como curiosidade, completou na véspera da prova 25 anos de casados.

Por fim, destaca-se a presença da brasileira mais jovem com 17 anos, Gabriela Latini, que correu acompanhada do pai Julio Latini; o brasileiro mais carismático de sempre, Delino Tomé, e a brasileira residente em Portugal com mais idade, Analice Silva, com 71 anos.

 

Serviço
PT 281+ Ultramarathon 2015
21.08.2015
Redação
Por Redação
31 Ago 2015 - 10h15 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais