Saiba como foi o Desafio das Grutas, realizada em Cordisburgo (MG)

Por Redação - 24 Jul 2008 - 17h39

“O sertão é bom. Tudo aqui é perdido, tudo aqui é achado...” O trecho é do livro Grande Sertão: Veredas, clássico do escritor Guimarães Rosa, palavras que também são intituladas pelos atletas que se aventuraram na Expedição Grande Sertão no último final de semana (19 e 20) entre as cidades de Cordisburgo, Paraopeba e Araçaí, em Minas Gerais.

A largada da prova se deu às 10:00 da cidade natal do escritor (Cordisburgo) bem em frente à casa onde ele morou em sua infância (hoje funcionando como museu). Ao total, 84 atletas se dividiram nas categorias Aventura, Desafio e Expedição, com 40km, 80km e 200km respectivamente.

A largada foi em estilo Le Mans, metade da equipe corria até as bikes posicionadas na Estação Ferroviária e a outra metade seguia em direção ao PC1, localizado na Gruta do Maquiné, outro importante atrativo turístico da cidade. Segundo Rachel Barboza, organizadora da prova, este foi um dos momentos mais interessantes da prova: “Decidimos incluir uma modalidade nova na prova: bike and run and roller. Metade da equipe fez o percurso até o estacionamento da gruta pedalando e a outra metade optou por correr ou patinar”.Neste PC as equipes encontraram os restante das bikes e seguiram para um PC facultativo ou então pedalavam 10 km para começar um trekking dentro de um eucaliptal.

“...sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!” JGR

No trekking as equipes encontraram sete pontos de controle formando uma charada e a equipe que conseguiu decifrá-la, ganhou um bônus de 1h no tempo final.
Após o longo e enigmático trekking as equipes partiram para uma das partes mais bela e elogiada pelos atletas, uma perna de bike enfrentando de cara os desafios do sertão, com muita poeira e uma vista privilegiada do ponto mais alto da região.

“o sertão aceita todos os nomes: aqui é o Gerais, lá é o chapadão, lá acolá é a caatinga.” JGR

Do alto da chapada os dois lados da moeda: enquanto as primeiras colocadas admiravam o pôr-do-sol, as equipes de fundo se encantavam com o nascer da lua cheia. – “Uma das paisagens mais bonitas que já vi.” – afirmou Gustavo, capitão da equipe VO2Max, de Brasília. Enquanto isto, na prova curta, o atleta Paulo Candido, natural da cidade, completava com folga sobre o segundo colocado os 40km da Aventura, assinando o PC de chegada antes do entardecer.

“...o sertão é de noite...” JGR

Já era noite quando na prova longa a primeira equipe assinou o PC7, onde começou um dos trechos mais complicados e desgastantes da prova. Mais um trekking de 30km, desta vez se estendendo pela madrugada afora. Algumas equipes se perderam neste trecho, sendo encontradas somente na manhã do segundo dia de prova. Neste ponto as equipes Trotamundo-MG e Armadda-RJ começaram a travar a disputa que seria decisiva para o resultado final da prova.

“Quando se vem vindo sertão a dentro, a gente pensa que não vai encontrar coisa nenhuma...”JGR

Após assinar o PC9 e retomar as bikes, a equipe Trotamundo, que liderava a corrida em todos os PCs, se confundiu na navegação e se perdeu durante três horas na trilha deixando escapar também a liderança da prova. A equipe carioca não deixou escapar a oportunidade e sustentou a posição no último trecho de bike até a chegada.

“...o sertão é do tamanho do mundo...

Confira a classificação final de todas as categorias:

200 Km
Quarteto

1 - Armadda – Allen Informática
2 - Trotamundo – Fórmula BH / Intertrilhas
3 - Brasil 500 anos Quimera
4 - Ecolabore – Unimed Rio
5 - VO2Máx
6 - Sempre Viva – Estrada Real

Dupla Masculina
1 - Radicore
2 - Advogado Aventureiro e Cia

Solo
1 - Henrique Araújo – Planetaventuras
2 - Humberto Mamute – Extremo
3 - Wesley Parreras – WM Personal

80 Km
Dupla Masculina

1 - Advogado Aventureiro e Cia

Dupla Mista
1 - Advogado Aventureiro e Cia

Solo
1 - Gustavo Caixeta
2 - Calos Eduardo
3 - Marlon Teodoro

40Km
Quarteto

1 - Swat
2 - Comandos
3 - Carcará sangue nos olhos Km

Solo
1 - Paulo Candido
2 - Marcelo Feres

Mais informações: www.dasgrutas.com.br

Redação
Por Redação
24 Jul 2008 - 17h39 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais