Urubici, na região mais fria do Brasil, recebeu a 3ª etapa do Catarinense de Aventura

Por Redação - 04 Ago 2015 - 07h00

A 3º Etapa do Catarinense de Aventura, organizada pelo pessoal da EXPAVE/Bituin, ocorreu no dia 26 de julho no município de Urubici-SC, região mais fria do Brasil. A largada foi na Pousada Cascata do Avencal, na parte alta desta cachoeira de mais de 100m de altura.

A categoria Expedição largou às 3h da manhã, com a temperatura próxima de 0ºC, para um Mountain Bike de 74,5km. Apesar de não ter grandes subidas, o trecho noturno associado à neblina deu especial emoção para a navegação. No início da prova havia uma opção estratégica de buscar um ponto na base da cascata, podendo os atletas percorrerem 3,2km de trekking antes de iniciar a bike, ou então aumentar o MTB em 8,7km para buscá-lo. A bonificação era de uma hora, no entanto as equipes rápidas levaram de 40 a 50 min para buscá-lo, além de um atleta ter tido a necessidade de se molhar.

Cascata do Avencal

Após o MTB, os atletas seguiram correndo por 7,5km, dando uma aquecida até chegarem nos Ducks. Nesta altura da prova já era de manhã, e a temperatura havia subido para agradáveis 8ºC. Devido a forte chuva que caiu naquela semana, um trecho de 6,8km de duck foi cortado por questões de segurança, reduzindo a remada para apenas 6,7km.

Com isso o 2º trekking também encurtou um pouco, ficando em 17,5km. Logo no início os atletas entraram em um Canyoning de 2,4km, passando por 7 cachoeiras em um trecho técnico e muito elogiado por sua beleza. O trekking continuava por reflorestamentos, passava por uma forte subida em meio a mata, e depois por caminhos de fazendas, alternando paisagens de reflorestamentos, campos de altitude e florestas de araucárias, contornando escarpas e passando por mais uma queda d´água de quase 100m de altitude, para então chegar novamente no alto da cascata do Avencal.

Nas duplas a vitória ficou com a equipe Alto Uruguai Expedition Team (Getúlio Vargas – RS), com Academia Marcelo Santos (Canoas – RS) em 2º e Nossa Vida (Pomerode – SC) em 3º. Já nos quartetos os campeões foram Nossa Vida (Brusque – SC), com Chivunk (Florianópolis – SC) em 2º e Go Crazi AKSA (São José dos Campos – SP) em 3º.

A categoria Aventura largou e chegou no mesmo local, fazendo logo de início um MTB de 30km, e em seguida um trekking (7km) com canyoning (2,4km) passando pelas mesmas 7 cascatas da expedição, porém retornando para as bikes após o canyoning. Em seguida um curto trecho de 6km de MTB, para então encarar os últimos 9km de trekking.

Neste último trecho os atletas entravam no vale da cascata do avencal, indo até o final na base da cachoeira, e em seguida subindo uma trilha bastante íngreme até a chegada, totalizando 52km.

Nas duplas masculinas tivemos os seguintes resultados: 1º Irmãos Rossi ADE (São José dos Pinhais – PR), 2º Família Vida Os Brother (Florianópolis – SC), 3º Os Pamonhas (Pinhais – PR). Já nas duplas mistas Life Adventure Gigante Bike (Passo Fundo – RS) sagrou-se campeã, com Lulis em Ação – Nossa Vida (Gaspar – SC) em 2º e Ecoadrenalina (Ibirana – SC) em 3º. Na aventura solo quem ganhou foi Jaison Fusinato (Brusque – SC), com Paulo Henrique (Guarapuava – PR) em 2º e Eduardo (Porto Alegre) em 3º.

Campeonato Catarinense - após 3 etapas, apenas a Equipe CHIVUNK sagrou-se campeã por antecipação na categoria Expedição Quartetos, no entanto os 2º e 3º lugares encontram-se em aberto, assim como todas as demais 3 primeiras colocações de todas as categorias, levando a disputa para a Etapa Final em Floripa! Lembrando que as 3 primeiras colocações da Expedição classificam-se para o Campeonato Brasileiro, que será em dezembro no Rio de Janeiro.

Etapa Final - Bituin Floripa: e chega de passar frio por este ano! A próxima etapa será no litoral, e para compensar a curta remada de Urubici, terá de 25 a 30km de canoagem na expedição. A categoria Aventura também irá remar por cerca de 5km. Apesar de ser em região mais conhecida, a prova promete bastante navegação e belas paisagens, contemplando as modalidades de Trekking, Mountain Bike, Pista de Orientação, Canoagem, Natação e Vertical.

Confiram no site demais informações: Planilha de Resultados, Classificação do Catarinense, Vídeo da Prova. Ainda esta semana já abrem as inscrições para a Etapa Final em Floripa, dia 25 de Outubro.

 

Serviço
Bituin 2015
25.07.2015
Redação
Por Redação
04 Ago 2015 - 07h00 | sul | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais