Uma nova corrida, um novo lugar

Por Jessica Santos - 05 Nov 2015 - 09h16

Primeira edição do Trail del Viento agrada atletas e deve se firmar no calendário internacional de trail running no próximo ano

A Argentina é um dos destinos mais procurados pelos amantes de trail running e isso não é nenhuma novidade. Não por acaso, o país é palco de algumas das principais provas do circuito mundial da modalidade, tais como Patagonia Run, El Cruce, La Misión, 4 Refugios e The North Face Ultra Challenge, realizadas nas cidades de San Martin de Los Andes, Villa La Angostura e Bariloche, no sul da Patagônia.

Mas no norte de Neuquén, em uma região muito distante da capital e talvez, por isso, pouco explorada, Miriam Vicente e os irmãos Pincu (conhecidos no cenário mundial de esportes de aventura) encontraram o lugar e a maneira ideal para realizar uma corrida: a Cordilheira do Vento, em Chos Malal. O evento aconteceu no último fim de semana e reuniu pouco mais de 300 participantes de quatro nacionalidades, entre eles um time de atletas importantes convidados especialmente para o lançamento desse novo desafio.

Como representante, o Brasil teve nada menos que a ultramaratonista Manuela Vilaseca, que foi recebida com muito carinho por todos e sagrou-se campeão dos 44 km. Estava em disputa ainda as distâncias de 20 km, 10 km e o KM Vertical, que tinha aproximadamente 5 km. O Trail del Viento foi a primeira prova de Manu após o Ultra-Trail Du Mont-Blanc (UTMB), realizado no final de agosto, e ajudou a atleta a impor novamente o ritmo de competição além de servir como treino para o Vulcano Ultra Trail, que acontece em dezembro.

Acostumada a correr distâncias mais longas, Manu revelou que não acreditava que seria campeã e se demonstrou bastante satisfeita com o resultado e com  a prova de modo geral. "Tudo o que ele (Deniel Pincu) falou se confirmou. Foi uma prova muito bonita do início ao fim, eu curti muito o visual. Uma prova de 44 km, mas uma prova exigente, que tinha bastante subida, bastante descida, trechos técnicos. Tinha um pouco de tudo, foi bem legal", completou.

E aprovação foi unânime entre os participantes. Enquanto os mais experientes elogiavam a qualidade técnica da prova, os iniciantes ressaltavam a atenção e o suporte que tiverem. Nenhum imprevisto grave foi registrado e as manifestações eram de puro elogio. E, de fato, a direção do Trail del Viento alcançou um nível de excelência desejável, mas muito difícil de ser atingido na primeira edição de um evento.

Além de sinalizarem perfeitamente o percurso, os organizadores posicionaram muito bem os staffs, cumpriram 100% com os postos de reabastecimento e se infiltraram entre os atletas nas trilhas para monitorar a prova e oferecer suporte.

Para Manu, o fato dos organizadores também serem corredores somou muito para que eles se aproximassem tanto da perfeição, já que eles conhecem e entendem os desejos e necessidades de um atleta durante uma prova. "Todo o atleta tem um pouco de medo de ir à primeira edição de uma prova, pois a primeira edição é sempre um teste, por isso, eu felicitei muito os organizadores. E tudo o que eu falei para eles é verdade. Eu não disse apenas porque eles são meus amigos, eu disse como atleta. Foi uma prova muito bem organizada", finalizou.

A paisagem de Chos Malal é um espetáculo à parte. Os picos nevados se destacam no céu azul. A vegetação que começa a renascer nesta época do ano dá cor a um visual marrom desértico e os animais dão vida a esse lugarzinho pacato e aconchegante. O sol brilha forte e faz do rio um espelho onde toda essa beleza é reproduzida. O tereno é bastante misto e o vapor quente que sobe da terra seca se mescla ao vento gelado causando uma sensação bastante exótica e desafiadora para quem está competindo.

A segunda edição do Trail del Viento ainda não foi confirmada, mas tudo indica que a prova irá se firmar no calendário internacional de trail running e é super indicada para quem gosta de encarar novos e diferentes desafios.

 

RESULTADO

10 Km
1º Munoz, Carmelo (Argentina)
2º Gutierrez, Cesar (Argentina)
3º Galvez, Cristian (Argentina)

1ª Cid, Elisa (Argentina)
2ª Retamal, Eduviges (Argentina)
3ª Zapata, Rebecca (Argentina)

20 Km
1º Fornagueira, Fabian (Argentina)
2º Chazarreta, Mathias (Argentina)
3º Cuevas, Julio (Argentina)

1ª Flores, Roxana (Argentina)
2ª Galvez, Virginia (Argentina)
3ª Namuncura, Vanina (Argentina)

50 Km
1º Mohammed, Cristian (Argentina)
2º Pereyra, Sergio (Argentina)
3º Castillo, Cristian (Argentina)

1ª Vilaseca, Manuela (Brasil)
2ª Flores, Gilda (Argentina)
3ª Galeano, Carolina (Argentina)

Km Vertical
1º Mohammed, Cristian (Argentina)
2º Pereyra, Sergio (Argentina)
3º Castillo, Cristian (Argentina)

1ª Flores Roxana (Argentina)
2ª Righetti, Marisol (Argentina)
3ª Erices, Rosana Elizabeth (Argentina)

Serviço
Trail del Viento 2015
30.10.2015
Chos Malal, Neuquen ()
www.traildelviento.com
Jessica Santos
Por Jessica Santos
05 Nov 2015 - 09h16 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais