Entre Gigantes, um curta sobre a preparação e perseverança de Fernando Nazário

Por Redação - 01 Set 2015 - 08h57

Em outubro de 2014, o atleta de Uberlândia Fernando Nazário venceu os 67 quilômetros do Ultra Trail Torres del Paine, na Patagônia chilena. Uma prova de montanha que contou com grandes atletas de todo o mundo.

Entre Gigantes

Foi então que o diretor mineiro, Renato Cabral, convidou Fernando para uma nova jornada. Em abril de 2015 aconteceria a competição do Ultra Fiord, também na Patagônia, uma prova ainda mais dura e Fernando Nazário iria correr agora os 100 quilômetros.

Eles juntos acharam que seria uma ótima ideia documentar a competição e toda a expedição, criando um filme com conteúdo específico para a internet, mas que terá também participação em festivais de montanha.

Assim surgiu a ideia de "Entre Gigantes". Com uma linguagem que mistura a ficção e o documentário de forma poética, o filme tem 3 minutos e será lançado exclusivamente pela Internet.

O filme é um projeto autoral do diretor e totalmente independente. Contou com o apoio voluntário de produtoras de áudio e de vídeo da região e também com o apoio logístico da Nigsa Eventos Esportivos, empresa que organiza as competições de montanha na Patagônia, incluindo a Patagonian Expedition Race.

Foram 18 diárias de captações de belíssimas imagens na Patagônia e no Brasil. O filme contou com trilha sonora de Peter Sandoval, dos Estados Unidos, e locução em sua versão em inglês de Phill Miler, de Los Angeles.

Entre Gigantes conta de uma forma visualmente única a jornada de preparação de Fernando Nazário até vencer os 100 quilômetros do Ultra Fiord. Renato Cabral assina o roteiro, direção, fotografia e montagem. O filme foi pensando também para incentivar outros atletas, principalmente incitantes, a tomarem o gosto pela corrida, saúde e pela natureza. E todos aqueles que estão em busca de motivação para alcançarem melhores resultados em suas carreiras, sejam elas quais forem.

Relato de Fernando Nazário sobre a prova
Vivemos esperando o dia em que seremos melhores. Assim, na certeza de que se eu não fosse, ninguém iria por mim, parti rumo ao UltraFiord com a ideia de completar a prova. Ao meu lado nesta viagem, o grande diretor de filmes Renato Cabral em busca de capturar as imagens dessa historia e contá-la num curta metragem que ainda não sabíamos o final.

Início de prova com lama, chuva e frio... Eu continuei, ele ficou. E no km 30, no meio de uma trilha lamacenta, estava ele com sua câmera na mão correndo por alguns quilômetros ao meu lado. Um grito de apoio e um até breve e nos separamos novamente.

Então começava um grande trajeto de subida em pedras e neve rumo ao km 70. Chegando lá, já de noite, estava o Cabral a cruzar o rio ao meu lado e gritar, apoiar sem sequer largar a câmera. Mais registros e alguns instantes juntos na certeza que nos encontraríamos no final.

Nosso filme, nossa luta e nossa história passaria a ter um grande desfecho. Não pela conquista da prova, mas por sempre acreditar que nos encontraríamos sorrindo no fim. Fica a certeza de que você precisa ir até o fim pra compreender o verdadeiro significado da busca. E aquele velho ensinamento que vem na forma de uma pergunta: o quanto você persevera e segue em frente quando tudo parece dar errado?

Entre Gigantes, um filme de Renato Cabral para o corredor Fernando Nazário.

Facebook do diretor e seu repertório de filmes:
http://vimeopro.com/oruminante/renatocabral
https://www.facebook.com/cabral.renato
www.oruminante.com.br

Facebook do corredor:
https://www.facebook.com/fernando.nazario.77

 

 

Redação
Por Redação
01 Set 2015 - 08h57 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais