Equipe Red Bull vence o Camdex 2001

Por Wladimir Togumi - 15 Ago 2001 - 13h45
Dezenove equipes representando os países da Guatemala, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, Argentina, México, Canadá, Costa Rica e El Salvador se reuniram na região de Riviera Maya entre os dias 08 e 11 de agosto para participar do III Campeonato Mexicano de Desportes Extremos (Camdex).

Fotos: divulgação/Promedex


Área de reabastecimento da corrida


Início da etapa de megulho


Travessia de pântano foi desafio do primeiro dia


Largada da etapa de vela no último dia de corrida

O Camdex é o principal campeonato do México e o objetivo da organização é a divulgação do esporte e do turismo alternativo no país. Como projeto ambiental no ano passado, os organizadores libertaram 1.000 tartarugas na praia de Chahué, na Baía de Hutalco, local sede da corrida.

A largada aconteceu no acampamento de La Unión, no povoado de mesmo nome onde as equipes partiram caminhando até a marina onde iniciaram a etapa de caiaque. Em seguida os competidores enfrentaram uma mata, onde a orientação foi bastante exigida, cruzaram um pântano, fizeram um rapel de 75 metros e voltaram de trekking para o acampamento.

No segundo dia de corrida, 70% do percurso foi feito de bicicleta. As chuvas que caíram dificultaram bastante o percurso. Durante este dia os competidores tiveram a oportunidade de passar por zonas arqueológicas inexploradas, reservas florestais e montanhas fantásticas. No PC 20 foi a realizada a prova de ascensão em uma parede de 20 metros.

O dia seguinte se iniciou com um trekking ao longo de zonas arqueológicas até chegar no lago, onde as equipes novamente fizeram uma etapa de caiaque com 10 km de distância. As equipes seguiram para o mar, onde continuaram a corrida por meio de orientação. Depois se iniciou uma etapa de 32 km de mountain bike e 4m de caminhada na praia.

O quarto e último dia de corrida se iniciou com uma etapa de 28 km de vela, passando por praias, zonas de recifes e a zona arqueológica de Tulum, único vestigio da cultura maia na região do mar do Caribe. Ao deixar as embarcações, os competidores fizeram 4 km de trekking antes de iniciar coma prova de natação e mergulho.

A chegada do quarto dia foi marcada pelos cenários extraordinários do Parque Bio Ecológico Xel-Ha, local onde se juntam as águas do Caribe e dos rios subterrâneos da Península de Yucatán. Este fenômeno propicia um formação única onde milhares de espécies submarinas encontraram um lugar único para viver e que os competidores tiveram a oportunidade de conhecer durante a prova de mergulho.

A vencedora foi a equipe espanhola Red Bull com um tempo total acumulado de 30 horas 01 minuto e 09 segundos, seguido pela equipe finlandesa Nokia Adventure, com um tempo de 31 horas 46 minutos e 02 segundos.

O terceiro, quarto e quinto lugares foram ocupados pelas equipes Team Argentina (Argentina), Asi Aqua Gym (México) e México Vivo (México).

Durante a festa de premiação foi entregue certificados para todas as equipes e aos cinco primeiros lugares, a premiação total de US$ 35.000,00. Além disso foi apresentado o IV Campeonato Mexicano de Deporte Extremo "Reto Cumbres de Monterrey" que terá como sede o estado de Nuevo León, em maio de 2002.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
15 Ago 2001 - 13h45 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais