Resumo do Raid International Gaspésie 2014

Por Wladimir Togumi - 18 Set 2014 - 23h31

Os participantes do Raid International Gaspésie 2014 vivenciaram 4 dias incríveis na costa leste do Canadá, percorrendo a região em trekking, mountain bike e canoas canadenses em uma prova rápida e dinâmica, com climas variados a cada dia (e também durante o dia). A cidade de Carleton-Sur-Mer, banhado pela Baie-des-Chaulers, foi a escolhida pela organização como sede do evento e onde os atletas de 11 países se encontraram para a disputa nos percursos de 300Km e 150Km pela península da Gaspésie em quartetos ou duplas.

 


Vista da Baie-des-Chaulers a partir de Carleton-Sur-Mer

O formato de prova em estágios permite uma grande integração entre as equipes no final do dia e no Raid Gaspésie não foi diferente, com os atletas se reunindo ao redor de uma grande fogueira nos acampamentos, onde contavam suas estórias e passavam a conhecer um pouco mais seus "adversários".

Apesar da presença de equipes dispostas a tudo pelo primeiro lugar, a corrida teve a participação de atletas de todos os niveis e formações como os dois quartetos femininos Les 4F d'Atmosfere e Merrel/Le Coureur; a equipe Adrenaline Rush, formada totalmente por familiares, com os experiêntes pai e filho Dan e Adam Mallory como atletas e suas respectivas esposas como apoio; e a dupla Young bucks of Inukjuak, vindos da região de Nunavik.

O céu azul dos dias pré-prova se tornou cinza no dia do prólogo, quando cerca de 90 jovens moradores da região (alguns viajaram 4 horas para estarem presentes) correram lado a lado com os atletas canadenses e internacionais. Os atletas tiveram que enfrentar o vento forte e frio no alto do Mont St Joseph para a realização das técnicas verticais: uma falsa-baiana e um rapel, que teriam um impacto muito maior caso a neblina não estivesse escondendo o visual panorâmico da baía e a altura das cordas.

No Dia 1 o tempo bom voltou e o percurso teve como referência o Rio Cascapédia, que atrai pescadores do mundo inteiro atrás dos maiores salmões do país. E foi com salmões preparados na tradicional maneira dos indios nativos da região chamados de Mic Mac, que o dia terminou. Grande troncos de cedro são escavados e dentro delas são colocadas pedras aquecidas em fogueiras. Depois grandes pedaços de Salmão são apoiadas em tábuas, também de cedro, "temperadas" com Maple Syrup e então coloca-se água e o tronco é fechado. Em poucos minutos os peixes são defumados.

Quem ficou acordado até mais tarde teve ainda a oportunidade de presenciar a Aurora Boreal, uma maravilha da natureza que poucos têm a oportunidade de presenciar.

No geral os dias de prova foram bastante rápidos, com os primeiros colocados dando bastante trabalho e pouca margem de erro para suas equipes de apoio, que tinham que deixar tudo pronto para seus atletas e chegar na transição seguinte a tempo de recepcioná-los novamente.

A corrida foi muito bem organizada pela Endurace Aventura e foi bastante elogiada pelos atletas. Da recepção dos competidores à cerimônia de entrega de prêmios; da segurança nas técnicas verticias e na canoagem até o detalhe de um pequeno retorno para os carros de apoio na área de transição.

Cercada por diversos parques, a região tem um grande potencial para o esporte de aventura e apenas uma pequena parte foi explorada pelos participantes. Trilhas, estradas, rios e cachoeiras, tudo unido por um visual de tirar o fôlego.

Ao final da cerimônia de premiação os atletas foram convidados a contar algumas situações que passaram durante a corria e a mais engraçada aconteceu com a equipe Outsiders Magazine, formada pelos reporteres Gavin Lyons (Outsiders Magazine) e Heather Irvine (Factory Media/UK). No meio de um trekking Gavin perdeu o road book e enquanto estavam às margens de um rio, decidindo o que fazer, de repente aparece um objeto flutuando rio abaixo: era o road book da equipe (pode ser visto no video oficial abaixo).


Gavin Lyons (Outsiders Magazine) e Heather Irvine (Factory Media/UK)

As equipes latino-americanas representaram muito bem a região nesta nova corrida de aventura que tem a proposta de acontecer anualmente e atrair atletas de todo o mundo para a região de Gaspésie.

- Uruguay Ultrasports - 1º. Dupla Mista
- Brou Aventuras - 2º. Dupla Masculina
- Marcantonio Mizuno Triamax XKRace - 3º Quarteto Misto
- Enigma - 4º. Quarteto Misto
- Team Costa Rica - Dupla Masculina - sem classificação devido à lesão de um integrante

Veja a galeria completa de fotos neste link:
www.adventuremag.com.br/fotos/image.browser.php?view=albm_view&albumid=1411092819/

E os links para as noticias publicadas diariamente em:
www.adventuremag.com.br/calendario/1772/1/

Agradecimentos:
- Endurance Aventure (Daniel Poirier, Jean-Thomas Boily e Patricia Desgagne) - www.enduranceaventure.com
- Sociedade de desenvolvimento de Carleton-sur-Mer
- Hotel Manoir Belle Plage - www.manoirbelleplage.com

Uma grande equipe de filmagem captou imagens para serem distribuídas no mundo todo e diariamente era divulgado um resumo em video nas redes sociais. Abaixo você pode assistir ao video oficial final.

Serviço
Raid Gaspésie International 2014
10.09.2014
Baie-des-Chaleurs, Canadá ()
www.raidinternationalgaspesie.com
Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
18 Set 2014 - 23h31 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais