Lesões tiram 5 equipes do Raid International Gaspésie no Dia 2

Por Wladimir Togumi - 13 Set 2014 - 23h09

A modalidade de destaque do Dia 2 do Raid International Gaspésie foi a mountain biking, dominando grande parte do percurso. Os atletas acordaram cedo no acampamento montado no MicMac Camp para a largada na manhã gelada às margens do cristalino Rio Cascapédia.

Esse foi o mesmo rio que os atletas desceram no Dia 1 da corrida e a principal atividade nesta região é a pesca com mosca, que atrai pessoas do mundo inteiro para fisgar os maiores salmões do Canadá.

Às 07h00 os atletas partiram no estilo Le Mans, saindo do pórtico correndo até as embarcações e seguindo rio abaixo e entrando na Baie de Chaulers, que banha a cidade sede do evento Carleton-sur-mer. Um pelotão se distanciou rapidamento do restante do grupo e entre elas estava a dupla brasileira Brou Aventuras, que foi penalizada no prólogo e vem correndo atrás do prejuízo a cada dia.

Por um instante a idéia de conquistar uma colocação no pódio se desfez, quando o remo de José Elias quebrou e a dupla se desgarrou do grupo. Problema resolvido, a dupla voltou a fazer força e depois de um mountain biking curto, se juntou novamente ao primeiro pelotão no trekking seguinte em direção às técnicas verticais na cachoeira Du Grand Salt para começar a volta em primeiro lugar geral.

Se normalmente nos outros em dias em que as bicicletas foram pouco utilizadas o ritmo de prova foi grande, hoje as pernas giraram muito, mesmo com as dificuldades do terreno, e as equipes completaram a prova em um tempo muito menor que o estimado pela organização.

Para fechar o dia as equipes tiveram que puxar suas canoas pela costa de Carleton devido à maré baixa até chegar nos barachois de St-Omer. Barachois é o nome dado ao lago separado do oceano por um banco de areia. Ao final da costeira/canoagem, novamente mountain biking até a chegada do dia, montado em Arpents-Verts.

Lesões tiraram alguns atletas da corrida neste sábado, entre elas a Young Bucks from Inukjuak, formada por atletas de 23 e 20 anos de Inukjuak, uma pequena vila de indígenas (Inuit) , localizada em Nunavik, no extremo norte do Canadá. No Dia 1, Allie Aculiaq terminou a corrida com a corrente da bicicletas nas mãos e hoje, infelizmente, sua dupla Simon Ningeok torceu o tornozelo e teve que abandonar a corrida.

Outra baixa aconteceu com a Team Costa Rica, com a ruptura do menisco de Sergio Sanchez na seção de trekking. Ontem os atletas estavam contentes e elogiando a ajuda que receberam dos canadenses quando tiveram sua canoa virada no Rio Cascapédia e não conseguiam tirá-la da água. Outras baixas aconteceram com as equipes X:act Nutrition p/r by Osprey, 4F d'Atmosphère (formada por 4 mulheres) e uma integrante do quarteto feminino Merrell le Coureur.

Mas a vontade daqueles com condições de continuar na corrida não passou e alguns deles se juntaram formando novas equipes, apenas com o intuito de se divertir e completar a prova mesmo desclassificados.

Vale destacar a atenção dada aos participantes pelos organizadores e voluntários do Raid International Gaspésie. Em um momento muitos deles estavam jantando no refeitório ao lado da chegada quando alguém começou a animar os irlandeses da Outsiders Magazine, última equipe que se aproximava da linha de chegada. Nesse momento todos deixaram seus pratos de lado e saíram para aplaudir e parabenizar os atletas.

O último dia começa mais cedo, com largada às 06h30 e chegada dos últimos participantes aproximada às 16h30. Á noite a organização oferecerá um banquete para todos os envolvidos com a corrida.

Classificação geral após 3 dias de corrida:
300Km

1. Dynafit p/b XactNutrition - 15:05:25
2. Trails Endurance Mag - 15:08:44
3. Mundial - 15:01:08

150Km
1. Pedini-Iret, with a time of 12:49:13
2. GalopeuXtreme - 12:57:11
3. Charlebois-April - 13:17:21

 

 

 

Serviço
Raid Gaspésie International 2014
10.09.2014
Baie-des-Chaleurs, Canadá ()
www.raidinternationalgaspesie.com
Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
13 Set 2014 - 23h09 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais