Nunavik Adventure Challenge explora o ártico canadense

Por Redação - 05 Mar 2012 - 11h04

A primeira edição do Nunavik Adventure Challenge International será realizada entre os dias 25 e 28 de março de 2012 próximo à vila de Kangiqsualujjuaq, às margens do Parque Nacional Kuururjuaq. Atrás desses nomes complicados para nós, brasileiros, há uma região muito bonita e remota do ártico canadense.

Nunavik

Nunavik é uma região do tamanho da França e possui apenas 12.000 habitantes - a maioria Inuit, indígenas esquimós - que sobrevivem num dos climas mais desafiadores do planeta.

Esse evento é uma experiência que será levada para toda a vida pelos atletas de endurance e também um tributo aos Inuit e seus ancestrais, que fizeram da região o seu lar por milhares de anos. Duplas da África do Sul, Itália, França, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá estarão presentes no desafio, não apenas para conhecer o seu limite, mas também para fazer uma imersão na bela paisagem e na rica cultura Inuit.

Com as montanhas Torngat como pano de fundo, as equipes testarão sua habilidades em backcountry skiing, snowshoeing, winter-trail running, montanhismo, técnicas verticais, snowboarding e orientação. Os competidores também terão que acampar nas tundras como parte da corrida com 3 dias de duração montada para testar a resistência do mais intrépido explorador.

Esse evento internacional é resultado de um projeto inovador e de sucesso para o desenvolvimento do turismo na região, que foi iniciado pelo governo regional de Kativik com o financiamento do Programa Ungaluk para comunidades seguras. O Nunavik Adventure Challenge foi exibido em televisões de todo o mundo e foi criado em parceria com a Endurance Aventure como uma iniciativa para o treinamento e desenvolvimento do turismo, capacitando a comunidade para receber pessoas de todos os lugares.

Com a participação de pessoas de todas as idades, foram realizados 16 eventos em 6 diferentes comunidades nos últimos 3 anos e o entusiasmo superou as expectativas de todos envolvidos.

Mais de 20 moradores locais receberam um certificado que os qualifica como instrutores ou staff técnico que combinados com sua experiência local, os tornam parte importante na coordenação dessas corridas. A vila de Kangiqsualujjuaq está orgulhosa de receber um evento internacional deste calibre e também escolheu a dedo jovens de Nanuvik para montar duas equipes que desafiarão os atletas internacionais.

Assita abaixo o video promocional do evento internacional e também uma matéria mais completa sobre a corrida de aventura que envolve os jovens de Nunavik

Mais informações: www.nunavikinternationalchallenge.com

 

Redação
Por Redação
05 Mar 2012 - 11h04 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais