Clima dificulta - ainda mais - a vida dos participantes do Conquista tu Cumbre 2011

Por Redação - 31 Mar 2011 - 11h24

A Área Natural Protegida Copahue e a comunidade mapuche Millaín Currical foram os anfitriões de uma nova edição do Conquista tu Cumbre, que aconteceu pela primeira vez na Patagonia.

Na sexta-feira, 25 de março, às 07h00 aconteceu a largada às margens do lago Caviahue, rumo às termas de Copahue e a partir dali, subir ao cume do vulcão de mesmo nome. A corrida teve a participação de 180 competidores, divididos em duplas e atletas solo.

Clique na imagem abaixo para ver a galeria de fotos


© Alejandra Melideo - www.alejandramelideo.com.ar

As condições meteorológicas ruins foram determinantes do desenvolvimento da corrida. Durante a manhã, o cume do vulcão e as áreas de subida foram atingidas por rajadas de vento com mais de 100km/h, que arrastava pedras e tudo mais que se encontrava na sua frente. Os competidores era jogados constantemente e caíam nas trilhas. O frio era tão intenso que congelava o rosto e os atletas não conseguiam falar.

À tarde, já descendo do vulcão, começou a chover e logo depois, a nevar, de maneira que ao vento frio se juntou o fato das pessoas estarem molhadas. A noite que chegava prometia ser uma prova para quem tivesse mais força de vontade.

A segunda etapa da corrida aconteceu dentro do território mapuche e aos poucos, tanto cumes quanto vales foram ficando cobertos por um manto branco. Muitos competidores decidiram não seguir em frente devido ao intenso frio e por ter toda sua roupa molhada. Os abandonos chegaram a cerca de 30% dos participantes. Outros optaram por parar durante a noite em Caviahue e sair de novo sábado bem cedo, fazendo um percurso alternativo e mais curto para completar a prova.

O atleta de Neuquén, Gustavo Reyes, começou liderando a corrida de maneira muito clara: logo na descida do vulcão, tinha 2 horas de vantagem sobre o segundo colocado. Mas ao sair do acampamento em Hualcupén, dentro do território da comunidade mapuche, errou a direção e seguiu por um vale errado, que lhe custou mais de 2 horas e o primeiro lugar.

Quem vinha atrás dele era um grupo de experiêntes corredores que seguiam juntos. Seguindo com uma precisão notavel e grande velocidade, completaram a prova às 2h00 da manhã de sábado, três horas à frente de qualquer outro competidor.

Os vencedores foram duas equipes mistas: Facundo Romera/Lara Engelmann e Gustavo Muñoz/Gabriela Flanquemberg, todos de San Martin de los Andes; e 6 atletas individuais: Daniel Pincu, Soria e Juan Cruz Cabezas, de Neuquén; Germán Gallardo, de Malargüe; Juan Ignacio Ceseracciu, de Cipolletti e Richar Belandria, da Venezuela.

Sábado amanheceu com céu claro e bonito, permitindo que os competidores que sairam pela manhã pudessem completar a prova sem problemas, disfrutando a natureza como não puderam fazer no dia anterior.

À noite foi realizada a entrega de prêmios no hotel Farallón e o asssunto comum entre os participantes foi que nunca haviam participado de uma corrida onde o clima os havia maltratado desta maneira, sobretudo pelo vento que pegaram na subida do vulcão. A grande maioria gostaria de ter uma segunda oportunidade nesta mesma região, pelo que se espera que o evento volte no ano que vem, na busca por uma revanche com o cume do vulcão.

Nesse sentido, a excelente recepção que tiveram na região de Caviahue-Copahue, o calor e a dedicação que os membros da comunidade mapuche Millaín Currical brindaram os competidores e o apoio do parque natural e guias de montanha, favorecem a expectativa de volta.

Laura Manterola
Conquista tu Cumbre 2011

Mais informações: www.conquistatucumbre.com.ar


Redação
Por Redação
31 Mar 2011 - 11h24 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais