Expedição Espinhaço 2016: belezas naturais e muitas disputas em MG

Por Redação - 12 Ago 2016 - 09h11

No último sábado, dia 6 de agosto, aconteceu o esperado retorno da Brou Aventuras ao cenário de organização de Corridas de Aventuras brasileiro.

Desde 2014, quando a Expedição Espinhaço explorou a porção do Espinhaço ao redor da Serra do Cipó, os mineiros tinham concentrado suas atenções organizando provas de Trail Run e de Mountain Bike.

Em 2016 a mineirada voltou em grande estilo!

A cidadezinha mineira de Rio Acima, às margens do Rio das Velhas e aos pés da Serra do Gandarela - que desde 2015 abriga o Parque Nacional da Serra do Gandarela, recebeu aventureiros de diversas partes do Brasil para a Expedição Espinhaço 2016!

A prova foi dividida em 2 distâncias: uma para iniciantes com 30km e uma para a galera mais experiente, e mais disposta ao sofrimento, e também ao deslumbramento, com 130km e muitas, muitas subidas!

Às 9h da manhã de um sábado com céu azul e expectativa de muito calor durante o dia e muito frio à noite, foi dada a largada de todos os atletas, todos de bike subindo em direção ao 1º PC da prova, a Cachoeira do Viana!

De lá os atletas da prova Iniciantes partiram para um trekking sem trilhas e com um pequeno aqua-trekking, num belo platô do Espinhaço, enquanto a Expedição seguiu subindo até um dos pontos mais altos da cordilheira, onde deixaram a bike e partiram para um trekking de quase 30km com 2000m de desnível positivo.

Enquanto os atletas mais experientes estavam escalando uma montanha inesquecível, na prova Iniciantes os atletas já começaram a retornar à cidade de bike, onde fariam um pequeno trekking pela antiga linha férrea da cidade, até chegarem a um dos momentos mais esperados do dia: a travessia de Slackline para chegar aos caiaques do outro lado do Rio das Velhas, remar 4km rio abaixo e depois retornar à Rio Acima de trekking para a Chegada!

Na Expedição os atletas sofriam com o sol forte e os grandes desníveis do Espinhaço, mas também se deslumbravam com as paisagens infinitas e as incríveis trilhas no meio da mata!

No finzinho da tarde as primeiras equipes começaram a aparecer de volta à transição, puxadas pela Caliandra que até ali vinha fazendo uma prova perfeita!

Muitas equipes chegaram tão esgotadas que acabaram desistindo da prova ali mesmo!

A noite caiu no alto da Serra e o céu com milhões de estrelas trouxe também o frio. Enfrentar a próxima seção de bike seria uma prova de resistência física e mental.

Durante a madrugada as equipes buscaram PC´s em cumes e atravessaram tradicionais trilhas do mountain bike de MG para chegar de volta à Rio Acima.

Dali era criar coragem para encarar a fria seção de 12 km de canoagem e o trekking final!

E foi nessa parte final da prova que as posições se decidiram, causando um emocionante desfecho para esta Expedição que sem dúvidas já entrou pra história daqueles que encararam o desafio da Brou Aventuras.

Em 2017 a Brou Aventuras fará a 3ª Edição da Expedição Espinhaço, além de retornar com o Circuito de 3 provas mais "light" ao longo do ano!

Resultados:
Iniciantes
Solo

1º Marcelo Cesar
2º Leonardo Furtado
3º Nim Junior

Duplas Masculinas
1o YAKS
2o Absoluta
3o Advogado Aventureiro

Duplas Mistas
1º Brou Aventuras / Nana´s Team
2º Yaks Alessandra/Renato
3º Nossa Viagem / Radicore

Expedição
Solo
1º Gilvan Storck - Restaurante Rupestre

Duplas Masculinas
1º Camellos
2º Academia Marcelo Santos
3º Harpya

Duplas Mistas
1º Advogado Aventureiro

Quartetos
1º AKSA
2º Papaventuras
3º Caliandra

Serviço
Brou Expedição Espinhaço: Explorando os altos da Gandarela
06.08.2016
Redação
Por Redação
12 Ago 2016 - 09h11 | sudeste | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais