Copa Internacional de MTB encerra temporada 2014 em São Roque

Por Redação - 10 Out 2014 - 09h26

A Estância Turística de São Roque, a 60 km da capital paulista, vai respirar ciclismo neste fim de semana com a realização da final da 19ª edição da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike. De sexta-feira (10) a domingo (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e também Dia das Crianças, cerca de 600 ciclistas irão pedalar nas trilhas do Centro Cultural e Turístico Brasital, com representantes de Argentina, Uruguai, Chile e Suíça, além dos atletas nacionais.

Os melhores da América do Sul estarão na prova. Do Brasil, os dois mais bem colocados no ranking internacional pedalarão no Brasital, Henrique Avancini (Caloi Team) e Raiza Goulão (Soul Cycles). Junto deles, estarão a hexacampeã da CIMTB Levorin, Erika Gramiscelli (Circuit), e o penta Rubinho Valeriano (Merida), além dos atuais campeões brasileiros, Isabella Lacerda (LM/Shimano) e Frederico Mariano (Caloi Team).

Ciclistas estrangeiros contribuem para elevar ainda mais o nível técnico da decisão. São eles, os argentinos Dario Gasco e Noelia Margaria, os chilenos Nicolas Delich, Pedro Gangas e Denisse Van Sint Jan, os uruguaios Kian Santana e Eduardo Sayavedra e o suíço Lukas Kaufmann, radicado em Belo Horizonte e atual campeão mineiro de Mountain Bike.

Líder da super elite e muito próximo de conquistar o bicampeonato, Henrique Avancini elogia o evento. "A CIMTB Levorin é muito importante para o ranking individual e também na busca pela vaga para as Olimpíadas Rio 2016. A organização sempre tem o cuidado de elaborar calendário que se adeque aos principais eventos mundiais, como as etapas da Copa do Mundo. Espero que continue assim, mostra o comprometimento da CIMTB Levorin com o esporte", argumenta o ciclista de Petrópolis (RJ), atualmente 19º do ranking mundial com 906 pontos.

Com a melhor pontuação do Brasil no ranking olímpico, 401 pontos, e melhor do País no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), com 717, na 34ª colocação, Raiza Goulão também destaca a importância da prova. "Além de ser a competição mais tradicional do Brasil, a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike nos dá a oportunidade de disputar muitos pontos nos rankings mundial e olímpico. Essa será minha última prova na temporada com pontuação internacional, preciso de um ótimo resultado em São Roque", espera a goiana de Pirenópolis.

Enquanto na super elite Henrique Avancini tem 190 pontos contra 148 do vice-líder Ricardo Pschedit (Trek/Shimano), na elite feminina Isabella Lacerda também busca o bicampeonato, e leva boa vantagem em relação à segunda colocada, Erika Gramiscelli. São 186 pontos para Isabella contra 141 de Erika. Em São Roque estarão em jogo mais 65 pontos no campeonato, sendo 15 no Sprint Eliminator (XCE) e 50 no Cross Country Olímpico (XCO), e outros 30 para os campeões no ranking internacional e olímpico na prova final, o XCO no domingo (12).

Vencedores do Concurso Cultural conhecidos - Com a realização da categoria inédita, Escultura, além das tradicionais, Desenho e Redação, São Roque já conhece os ganhadores da última edição do Concurso Cultural de 2014. No Desenho, Maria Clara Fernandes, do 3º ano C da escola Paulo Ricardo da Silveira Santos, foi a vencedora, enquanto na redação quem levará uma bike para casa é Pedro Lima da Silva, do 6º ano B da escola Profª Carmem Lucia Blanco Carvalho de Brito.

Na Escultura são dois vencedores. Um deles é o sexteto formado por Larissa Trombini, Livia de Almeida, Mateus Rocha, Maisa Martinelli, Nicole Ramos e Giovanna de Oliveira, colegas de classe do 5º ano A da escola José Luiz Pinto. O outro vencedor é Luiz Felipe Vassão Francisco, também do 5º ano A, da escola Dr. Rabindranth Tagore dos Santos Pires. Os concursos são destinados às escolas públicas.

Serviço
Copa Internacional de MTB 2014 - 4ª etapa
10.10.2014
São Roque (SP)
www.cimtb.com.br
Redação
Por Redação
10 Out 2014 - 09h26 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais