Acampamento de Aventura Go Outside promove encontro perfeito entre crianças e natureza

Por Maria Clara Vergueiro - 07 Out 2014 - 14h48

Imagine alguns dos maiores nomes dos esportes de aventura do Brasil reunidos em um mesmo projeto, concebido para introduzir crianças de 6 a 14 anos na natureza, com ferramentas capazes de dar autonomia e técnica básicas em modalidades como canoagem, mountain bike e trekking, além de proporcionar experiências inesquecíveis. Pois foi o que aconteceu quando a capitã da extinta e lendária equipe de corrida de aventura Atenah, Shubi Guimarães, se uniu à companheira de equipe e treinadora, Cristina Carvalho, e aos aventureiros-empresários Caco Alzugaray e José Roberto Pupo.

Acampamento de Aventura - canoagem

A união do quarteto fantástico resultou no Acampamento de Aventura Go Outside – cujo nome faz referência à revista de vida outdoor publicada pela editora Rocky Mountain, fundada por Caco. A proposta, que nasceu em 2007 por iniciativa de Shubi (que também é educadora), foi ganhando corpo até chegar ao atual formato, que conta com o conhecimento, a estrutura e o investimento das empresas de seus quatro sócios: Liga Outdoor, Núcleo Aventura, Rocky Mountain e Canoar. O resultado é um acampamento totalmente inserido no contexto da aventura e da vida ao ar livre.

Até 2014, eram realizadas duas edições anuais de cinco dias, uma no inverno e outra no verão, comandadas pessoalmente pelos idealizadores e por uma equipe de monitores, geralmente adeptos das corridas de aventura ou de atividades relacionadas à vida ao ar livre.

A novidade é que o projeto cresceu e a partir de 2015 contará com quatro edições, duas nas férias escolares de janeiro e outras duas nas do mês de julho, o que não altera o principal ativo deste projeto: a presença de Cris, Shubi, Pupo e Caco na concepção das atividades e no dia-a-dia do acampamento. Agora, as crianças inscritas terão mais chances de vivenciar uma atmosfera totalmente rústica, ambientada pela fazenda-sede do projeto, situada em Juquitiba a 85 quilômetros de São Paulo. Lá, elas são divididas em grupos etários e dormem em barracas, fazem pequenas expedições (e outras nem tão pequenas assim) envolvendo trekkings e pedais em trilhas, single tracks ou estradas de terra, além de canoagem na Represa Cachoeira do França e no rio Juquiá.

Algumas atividades já se tornaram tradição. Assim que chegam, as crianças aprendem a lidar com a bússola e ao longo dos dias aplicam o que aprenderam arriscando alguma navegação nos percursos, liderados pelos monitores. Um dos trekkings mais aguardados pelos acampantes, é noturno e sobe margeando uma nascente dentro da mata para chegar a uma cabana de madeira onde um pequenos staff os aguarda com cachorro-quente e marshmellow na fogueira. Todas as noites, uma das salas da casa de fazenda que abriga a cozinha e os banheiros se transforma em cineminha, com projeção de filmes que ajudam a relaxar depois do jantar.

O penúltimo dia costuma ser o mais emocionante, quando os grupos percorrem trechos por terra e por água até chegarem ao Sítio Canoar, onde acantonam na última noite depois de cobrirem entre 12 e 22 quilômetros totais, de acordo com as idades.

Participantes podem ter entre 6 e 14 anos

As programações, no entanto, são sempre diferentes e a cada ano atraem novatos e veteranos, pequenos que deixam as rodinhas da bike na fazenda e voltam todos os anos, para avançar tecnicamente nas atividades, reencontrar os amigos de barraca e ganhar ainda mais confiança e autoestima.

SERVIÇO:
Acampamento de Aventura Go Outside
Idade: 6 a 14 anos
Número de vagas: 50 por temporada
Atividades: canoagem, trekking, técnicas verticais, técnicas de navegação, MTB
Organização: Núcleo Aventura, Go Outside, Liga Outdoor e Canoar.
Próximas datas: 12 a 16 de janeiro e 19 a 23 de janeiro de 2015
Inscrições: criscarvalho@nucleoaventura.com.br , jose.pupo@canoar.com.br ou shubi@ligaoutdoor.com.br

Diversão garantida para todos os participantes


 

Maria Clara Vergueiro
Por Maria Clara Vergueiro
07 Out 2014 - 14h48 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais