Refúgio Kalapalo - Abrigo de montanha e escola de aventura na Serra da Mantiqueira

Por Redação - 17 Abr 2014 - 08h08

Quem pedala já deve ter lido/visto/ouvido falar do Guia de Trilhas escrito por Guilherme Cavallari. Na época pré-internet era praticamente um equipamento obrigatório para quem quisesse conhecer novas trilhas e saber de todos os detalhes como distâncias, segurança na região, altimetria e tudo mais.

No total, o Guia possui 13 titulos e mais de 10.000 Km de trilhas minuciosamente mapeadas para mountain bike e trekking e o autor também publicou o Manual de Trekking & Aventura e Manual de Mountain bike & Cicloturismo.

Juntando esse conhecimento e o espaço numa região incrivel, Guilherme criou um espaço único para treinar e relaxar. O Refúgio Kalapalo é um espaço de convívio e treinamento na Serra da Mantiqueira desenvolvido para apaixonados por esportes de aventura. Localizado em Gonçalves, Minas Gerais, a 1.585 m de altitude, o refúgio fica no meio de um emaranhado de trilhas que conectam os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Uma bela casa em uma grande fazenda abriga dois quartos coletivos com dois beliches cada, mais dois quartos com camas de casal. Os banheiros são compartilhados e existe a possibilidade de encomendar refeições avulsas, acompanhamento de bicicleta e trekking, resgate em veículo 4x4, aluguel de equipamento como barracas de acampamento, mochilas e até rádio VHF de emergência.

Segundo Cavallari, "a ideia por trás do refúgio é resgatar o espírito dos antigos e tradicionais Hütte alpinos de montanha, onde viajantes e aventureiros tinham um local confortável, seguro e adequado para pouso no meio do nada". A diferença é que no Refúgio Kalapalo o aventureiro de passagem encontra pelo menos mais um aventureiro de plantão, o próprio Guilherme Cavallari, sempre disposto a acompanhar quem precise de um guia.

O espaço é ideal para à prática dos esportes de aventura, seja para fazer um trekking ou pedalar, passeando ou treinando forte, ou também programar aquele treino longo de corrida de aventura e depois contar com toda a infra-estrutura do Refúgio e o suporte do próprietário.

Além de dirigir a Kalpalo Editora (www.kalapalo.com.br), Cavallari percorreu sozinho 6.000 km em mountain bike por toda a extensão da Patagônia e da Terra do Fogo, no Chile e na Argentina, em uma expedição autossuficiente de 6 meses de duração com 5 pequenas expedições em trekking selvagem no caminho.

Mais informações sobre o Refugio Kalapalo: www.kalapalo.com.br/index.php/clube/conheca-o-refugio-kalapalo/

Se quiser ir direto para a programação 2014: www.kalapalo.com.br/index.php/agenda/

Redação
Por Redação
17 Abr 2014 - 08h08 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais