Circuito Paraty Aventura tem sequência com Mamanguá Trail Run

Por Redação - 16 Abr 2014 - 10h35

No sábado 17 de maio o Circuito Paraty Aventura de competições ao ar livre tem sequencia com a Mamanguá Trail Run – Meia Maratona Caiçara.

A Meia-Maratona Caiçara é uma prova de Corrida de Montanha que percorrerá as trilhas de servidão que costeiam a península da Juatinga, sobretudo a costeira do Saco do Mamanguá, em áreas pertencentes a APA do Cairuçu, mantida pelo ICMBio. Trata-se de uma rota centenária e de rara beleza, com passagem por praias desertas, montes verdes de mata atlântica e comunidades caiçara tradicionais.


© Alexandre Janotti

O percurso de todas as provas é muito técnico, com trilhas, single tracks, pedras, praias, barro, subidas e descidas. Passa por três morros, com ascensão entre 100 e 150 metros cada. Há uma combinação incrível de caminhos, trilhas, pedras, praias e o visual magnífico do Saco do Mamanguá que certamente é a grande atração do evento.

A corrida já começa com a primeira ascensão até a entrada da trilha (antiga estrada) da fazenda acessa o fundo do Mamanguá. Poucos quilômetros antes do mar todos subirão outro morro até costear o mangue e em seguida a costeira esquerda do próprio "fiord Mamanguá", de águas azuis esverdeadas. Ainda no fundo deste braço de mar está localizada a Vila Curupira, local da chegada dos 7km (2º Ponto de Hidratação dos 15km / 3º PH dos 20km). O tempo recorde desta prova é 38min (Jefferson Carvalho 2013).

Neste ponto os participantes dos 7km recebem suas medalhas e embarcam em "barcos baleeiras" (capacidade para 10 pessoas) da comunidade, que os transportarão até Paraty Mirim (transporte já incluso na inscrição). NOTA: não há outra forma de sair de lá, a menos que a pessoa caminhe outros 8km até o ponto de ônibus mais próximo, que fica na estrada que vai até Paraty Mirim.

Para os inscritos nos percursos mais longos a trilha segue, costeando o mar e acompanhando pouco a pouco as mudanças no visual e nas formas do Pico Pão de Açúcar do Mamanguá. A trilha costeia o Mamanguá até o momento onde naturalmente sobe o terceiro morro, por volta do km 13, já subindo a sela da montanha que desce abruptamente em direção a igreja da vila de Paraty Mirim, local da chegada.

A organização estima que os primeiros corredores terminem a prova de 15km perto do tempo recorde de 1h20min (Adenilson Ribeiro 2011). O tempo recorde dos 20km é de 1h44min (Ivan Pires 2013). Estima-se que o tempo médio seja de 2 horas, com os últimos corredores chegando com pouco mais de 3 horas de prova.

Os percursos serão demarcados com cal e fita zebrada e haverá uma limitação no total de atletas inscritos, respeitando a capacidade da trilha, atualmente estabelecida em 300 pessoas. Serão três opções de percurso (20km, 15km e 7km de corrida por trilhas) com largada na vila do Oratório e chegada em Paraty Mirim. O tempo total de prova será limitado em 5 horas, dependendo das condições da trilha por causa da chuva - que em hipótese alguma impedirá a realização da etapa.

Serviço
Mamanguá Trail Run 2014
17.05.2014
Redação
Por Redação
16 Abr 2014 - 10h35 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais