Brasilienses dominam a Brou Aventuras Boa Esperança (Brou 150K)

Por Wladimir Togumi - 17 Jul 2012 - 11h01

O frio e as montanhas foram os ingredientes da segunda etapa do Circuito Brou Aventuras 2012, realizada na cidade de Boa Esperança no último final de semana. A prova foi dominada pelos brasilienses da Green's BMS Team e Caliandra, que garantiram o primeiro e segundo lugar, respectivamente. O terceiro lugar ficou com a Papaventuras, do Rio Grande do Sul.

A largada de canoagem aconteceu na gelada manhã de sábado, às 06h00, com o nascer do sol como pano de fundo. Enquanto os atletas começavam sua jornada de 160 quilômetros, os últimos baladeiros ainda estavam pelas ruas. Enquanto esperávamos pela passagem dos caiaques sob uma ponte da cidade, um carro com som alto encostou e quatro pessoas saltaram para animar a manhã dos competidores, organização e staff.

Brou Aventuras Baladeiros de plantão

Apesar desse trecho inicial ser um simples bate-e-volta, os participantes teriam que encontrar a entrada certa em meio a vegetação do lago e da neblina que ainda pairava sobre as águas naquelas primeiras horas da manhã.

De volta ao mesmo ponto da largada, os participantes da categoria Pro deixavam a área urbana pedalando para enfrentar trechos de muitas subidas. Mas o visual muitas vezes compensava o esforço. A primeira área de transição foi montada num mirante com uma panorâmica da cidade e do lago.

Começava a escurecer quando as primeiras equipes retornaram para a cidade para fazer os restante da prova, formada por três alças, de trekking, mountain biking e canoagem.

O percurso exigente também acabou tirando muita gente da prova, que decidiram abandonar a prova logo ao retornar para a cidade. O frio também contribuiu para os participantes aproveitarem a estrutura da cidade - comida quente e hotel ali do lado - e não seguir adiante.

Categoria Solo - Humberto Couto liderou grande parte da prova na sua categoria e foi o primeiro a entrar na água para a última seção da corrida. Sua vitória era garantida mas uma série de imprevistos o fez abandonar a corrida. No meio da canoagem ele parou para se alimentar e percebeu que tinha perdido sua mochila e lembrou que poderia ter caído durante a portagem, para onde retornou e encontrou seu equipamento. Depois seguiu remando com outros participantes sem olhar o mapa e perdeu a referência de onde estava e não sabia para onde ir ao querer fazer um caminho diferente. Sua opção seria retornar novamente até a portagem - sua última referência - e começar novamente, mas ele optou por abandonar a corrida.

Matheus Madureira saiu da última colocação na primeira canoagem e vinha fazendo uma prova de recuperação, mas também decidiu abandonar a corrida depois de cometer alguns erros de navegação na última seção de mountain biking.

Pedro Alex, segundo atleta solo a entrar para a canoagem final acabou se perdendo e remou muitos quilômetros além do necessário.

Isso tudo abriu as portas para vitória de Marcelo Santos, que fazia uma prova tranquila, vindo de uma pneumonia na semana anterior e sem grandes pretensões.

A última etapa do Circuito Brou Aventuras 2012 acontecerá no dia 12 de outubro em Conceição do Mato Dentro, prova que definirá o quarteto vencedor da inscrição no Ecomotion Pro 2013 e as duplas que ganharão as bicicletas Specialized.

A Green's BMS foi a vencedora das duas primeiras corridas, mas o fator de cada etapa varia de acordo com o tamanho do percurso e com a previsão de uma prova mais longa para encerrar o circuito, tudo pode acontecer ainda.

Nesta etapa a equipe recebeu o reforço do mineiro Dino (Trotamundo) e a Caliandra contou com a força e experiência de Barbara Bomfim, vencedora do Ecomotion Pro 2012.

Brou 150K
Quartetos

1- Green´s BMS Team (DF)
2- Caliandra (DF)
3- Papaventuras (RS)

Duplas
1- Advogado Aventureiro (MG)
2- Unimed Rio Terra de Gigantes (RJ)
3- Dick Vigarista (MG)

Solo
1- Marcelo Santos (RS)
2- Gelson Lagrotta (Diamantina-MG)
3- Alexandre Ferreira / Recipallet (RJ)

Light:
Dupla Mista

1- Psycho Killers (MG)
2- Brous de Salto Alto (MG)
3- Casca Grossa (MG)

Dupla Masculina
1- Academia Absoluta (Itauna-MG)
2- Gentalhas II (MG)
3- Brou nu Pelo (MG)

Solo
1- Adelino de Melo (MG)
2- Alexandre Fonseca (Leco) - MG)
3- Euder Melo (Advogado Aventureiro) - MG

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
17 Jul 2012 - 11h01 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais