Circuito NEREA de Corrida de Aventura: sucesso na estreia

Por Redação - 04 Abr 2011 - 02h42

A primeira etapa do Circuito NEREA de Corrida de Aventura movimentou as redondezas de São Bartolomeu, pequeno distrito da histórica cidade de Ouro Preto, a 100 km da Capital Mineira, nos últimos dias 26 e 27 de Março. A prova contou pontos para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura (RBCA) e surpreendeu a todos pelo alto nível de organização apresentado.

A prova foi idealizada como uma espécie de "laboratório" para o que, nos próximos anos, tende a ser um torneio de maiores proporções. É o que conta Nilton Pires, um dos organizadores do Circuito: "planejamos o Circuito NEREA de Corrida de Aventura 2011 apenas com duas etapas - essa e a que acontecerá em Outubro, em Itabirito - com o objetivo de testar o formato. A ideia é organizar, para 2012, uma competição de maior peso, com estrutura altamente profissional e circuitos de alto nível técnico."

E o "laboratório" parece não ter decepcionado, já que o número de participantes ficou muito próximo da média nacional em eventos do segmento, o que é, sem dúvida, uma ótima marca para um evento desconhecido. "Ficamos muito satisfeitos com o número de atletas que prestigiaram o evento e percebemos que muitos deles, inclusive de outros estados, utilizaram a prova como preparação para o Ecomotion, principal evento do calendário nacional da modalidade", comemora Pires.

Técnicas verticais, canoagem, ciclismo, corrida e, para completar, muita orientação. Esses foram os ingredientes da etapa de São Bartolomeu, que teve 3 categorias em disputa: Expedição, com circuito entre 120 e 150 km; Aventura, com 60 a 80 km; e Iniciantes, com 15 a 20 km. Inscreveram-se para a competição equipes femininas, masculinas ou mistas, formadas por duas ou quatro pessoas, além de competidores solo, vindos de Belo Horizonte e de várias cidades do interior do Estado, além do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

A preocupação com aspectos técnicos - como a precisão do mapa e o correto posicionamento de postos de controle (PCs) - e segurança foram destaques no evento, e a beleza do percurso foi motivo de vários comentários entre os participantes. "Uma prova com muitas trilhas, com o cuidado de colocar as subidas em matas, e trechos de 'magrela' à noite, em estradas vazias, o que favorece a segurança", comentou o competidor Fred Alex em um site de relacionamento. "NEREA pegou tudo que andava errado em outras provas e não colocou nessa; prova muito bem pensada", concluiu.

Já o competidor Hugo Araujo classificou como surpreendente o circuito da prova. "Quem ainda não conhecia a região de São Bartolomeu, assim como eu, com certeza ficou admirado com a beleza das paisagens", afirmou. Araujo citou também aspectos técnicos em seu depoimento: "alguns detalhes da prova me chamaram a atenção, começando pelo mapa, que proporcionou uma ótima navegação. (...) Além disso, o entusiasmo de todos os que estavam envolvidos na organização foi contagiante pra dar aquele último gás e concluir a prova", atestou.

A segunda etapa do Circuito NEREA de Corrida de Aventura acontecerá nos dias 22 e 23 de Outubro, em Itabirito-MG. Informações sobre o Circuito podem ser obtidas no endereço www.nerea.com.br/corridadeaventura.

O Circuito NEREA de Corrida de Aventura contou com o apoio de Ativo Ambiental Projetos Sustentáveis, Bússola Comunicação Visual e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Resultados
Expedição
Quartetos

1º Trotamundo (Belo Horizonte-MG)
Dupla
1º Hugo e Tixa (Diamantina-MG)
Solo
1º Brou Aventuras: Moacir Fernandes de Souza Junior (Belo Horizonte-MG)
2º NEREA / Aranha Biker Work: Matheus Madureira (Belo Horizonte-MG)
3º RCA Sports: Daniel Romero de Aragão (Brasília-DF)

Aventura - Duplas
1º Ariranha (Belo Horizonte-MG)
2º Eu Vou Com Advogado Aventureiro (Belo Horizonte-MG)
3º Ratos do Banhado 01 (Ouro Preto-MG)

Iniciantes - Duplas
1º Polícia Civil / Via Campus (Viçosa-MG)
2º Bússola BH (Belo Horizonte-MG)
3º Rogério Motors (Belo Horizonte-MG)

Ações socioambientais - Além do seu cunho esportivo, o Circuito NEREA de Corrida de Aventura tem a proposta de promover ações de caráter socioambiental nos locais sedes de suas etapas. Em São Bartolomeu, cada competidor inscrito na etapa doou um equipamento de segurança à ONG Brigada 1 - Ouro Preto (brigada voluntária de combate a incêndios florestais). No campo social, o evento promoveu a valorização da cultura local, por meio de parceria com a Associação de Moradores de São Bartolomeu, promovendo a divulgação e comercialização dos doces produzidos no distrito. Além disso, o turismo local foi fomentado com a divulgação, no material distribuído aos competidores, da Floresta Estadual do Floresta Estadual Uaimii - que foi, inclusive, percorrida durante a prova -, de seus recursos turísticos e sua importância ambiental.

Redação
Por Redação
04 Abr 2011 - 02h42 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais