Últimas notícias
15.11.2009 - 08:25

Após uma semana superando o terreno diversificado proposto pelos organizadores do ARWC 2009 e traçando as estratégias necessárias para o formato de prova utilizado em Portugal, a equipe britânica Helly Hansen Prunesco se sagrou a nova campeã mundial de corrida de aventura.

Ao contrário da maioria dos seus adversários, os britânicos perceberam logo no começo da corrida como a prova funcionava e o que precisavam fazer para estar sempre na frente e apesar de um pouco ofuscados pela disputa entre Nike, Orion e Lundhags, a equipe sempre esteve disputando posições no primeiro grupo.

Enquanto os neozelandeses, americanos e suecos não tinham ideia do que fariam pela frente, parando para estudar os mapas, tomando decisões sob a pressão de estarem muitas vezes lado a lado e tentando passar os horários de fechamento de etapas a qualquer custo, os britânicos conseguiram descansar muito mais e pular alguns PC’s quando necessário.

A chegada aconteceu em Peniche, num estreito pedaço de areia com visual diferente de praias nos dois lados e logo cedo toda a estrutura de chegada já estava montada para receber os desbravadores da Lusitânea.
Mas antes de poderem descansar suas pernas, os competidores logo cedo tiveram que enfrentar uma natação gelada na foz do Arelho.

Como neste formato de prova todas as equipes (e também o staff) progridem no terreno como se fosse um grande pelotão, a chegada se torna um grande ponto de confraternização com todas elas cruzando o pórtico num curto espaço de tempo.

Após registrar sua chegada e receber uma garrafa de champanhe para comemorar os desafio vencidos, as equipes eram lembradas que existia mais um PC bônus ali próximo. Mike Kloser, da Nike Beaver Creek, parecia confuso porque não entendia que poderia pegá-lo após marcar sua chegada e tirava dúvidas com Geoff Hunt e Alexandre Guedes.

Na cerimônia de premiação Mike disse que a equipe decidiu passar por todos os postos de controle mas perceberam que isso seria impossível logo no primeiro dia.

Após a entrega de brindes para as equipes participantes e troféus para as cinco primeiras colocadas, os organizadores de provas do AR World Series presentes na cerimônia foram apresentados e eles tiveram a oportunidade de fazer seus convites para as próximas etapas a serem realizadas. O primeiro a falar foi Antonio de La Rosa, que será responsável pelo AR World Championship 2010, em Castilla y León, na Espanha e em seguida foram apresentadas as provas Untamed New England, Costa Rica Adventure Race 2010, Raid in France, Huairasinchi (Equador) e Explore Sweden.

Ao final da cerimônia foi oferecido um jantar ao lado da piscina coberta do hotel Estoril Eden e pouco antes de começar a festa, Petri Forsmann e um dos voluntários norte-americanos jogaram Geoff Hunt na água.

Classificação final:
1 – Helly Hansen Prunesco
2 – Nike Beaver Creek
3 – Lundhags Adventure
4 – Orionhealth.com
5 – Navigator RaidLight
13.11.2009 - 21:46

O final da corrida se aproxima e as equipes tentam correr atrás do prejuízo de qualquer maneira. A área de assistência em Avados estava bastante movimentada durante a noite desta sexta-feira com equipes espalhadas pelo gramado e corredores da Pousada da Juventude da cidade.

Na parte exterior do prédio as equipes separavam seus equipamentos com a ajuda dos apoios e após se trocar e se alimentar, os atletas buscavam refúgio na parte interior para tentar dormir um pouco antes de seguir em direção a chegada montada em Peniche, no litoral português.

A canoagem noturna a partir de Penedo Furado foi bastante gelada. Antes de colocar os barcos na água, eles tinham que ser carregados por aproximadamente 1 quilômetro até o local ideal para que os competidores pudessem remar com facilidade. Mesmo durante o dia o caminho não era fácil e os barcos tinham que ser levados por pedras e mata fechada.

A equipe brasileira AKSA Brasil Kailash decidiu entrar na água antes do ponto ideal e acabaram perdendo tempo até que conseguissem realmente remar.

A canoagem de 49 quilômetros terminava em Aldeia do Mato, de onde os competidores partiram de mountain bike (44 km) até Bairro, onde tinham que chegar antes das 14h00 para evitar o corte.

As favoritas Nike Beaver Creek e Orionhealth.com terminaram a canoagem com apenas alguns minutos de diferença e fizeram a transição bem próximas uma das outras. Expectadores e câmeras alternavam o foco de sua atenção a cada momento para saber o que cada equipe faria dali para frente.

Na noite anterior o atleta Wayne Oxenham, da Orionhealth.com, se perdeu de sua equipe e foi “resgatado” pelos seus concorrentes da Nike. Após seguir em direção oposta ao restante do seus integrantes, o atleta ficou mais de uma hora esperando que eles retornassem à sua procura quando a equipe EUA/NZ passou e ele decidiu acompanhá-los. Sua equipe não percebeu o ocorrido porque outra equipe andava próxima a eles e concluíram que Wayne estava por ali também.

Enquanto a Nike iniciava sua jornada para passar pelo horário de corte em Bairro, os neozelandeses fizeram uma transição mais lenta, tiraram suas roupas molhadas e montaram os mapas seguintes no chão para decidir o que fazer.

Pouco depois do meio-dia os norte-americanos da Nuun-Feed the Machine terminou a canoagem e o capitão Cyril Jay-Rayon comentava que finalmente, após 5 dias correndo, tinha conseguido entender a dinâmica deste formato de prova. Acostumados com o formato tradicional a equipe tentava buscar todos os postos de controle possíveis e depois percebeu que seria melhor deixar alguns de lado para entrar na seção seguinte mais cedo para compensar os que foram deixados anteriormente.

Outro detalhe que deve ser destacado é que o horário de corte não coloca a equipe em uma classificação diferente e sim faz com que deixe de conquistar alguns PC’s e automaticamente caia na classificação.

A situação entre as primeiras colocadas se inverteu ao final do mountain biking, quando as equipes passaram do corte e a Nike ficou quase uma hora procurando caminhos e traçando estratégias no mapa espalhado no chão.

Quem teve azar nesta seção foi os canadenses da ATP/Salomon que a cerca de 3 quilômetros de Bairro tiveram um pneu furado e não conseguiram passar pelo horário de corte. Já conformados com a situação, os atletas aproveitaram para se alimentar enquanto faziam o reparo.

Com a computação dos postos de controle conquistados até a Etapa 5 – Seção 4, a liderança passou para a equipe britânica Helly Hansen Prunesco, mas a briga está longe do fim pois ela possui apenas 3 PC’s a mais que a Nike e a diferença de tempo entre elas é de menos de 1 minuto.

Quem está com uma grande torcida são os suecos da Lundhags Adventure que tem seu terceiro lugar acompanhado literalmente de perto pelos compatriotas que estão fora da corrida, mas presentes nas áreas de transição e de assistência dando força para a equipe.

No meio do trekking para Alvados a equipe brasileira, um pouco desanimada, parou em um café da cidade para se alimentar e se aquecer e quando estavam de volta ao percurso foram alcançados pela Nike Beaver Creek. Correr ao lado de uma das melhores equipes do mundo foi a motivação para fazerem força montanha acima e chegar na transição ao lado deles.

Enquanto Luli mostrava o vídeo de seu supercílio sangrando após a queda no trekking para alguns staffs da prova e equipe de resgate, Antonio de La Rosa descrevia o momento do acidente, dizendo que seu olho não abria pela grande quantidade de sangue que escorria mas ela falava para seus companheiros: pega a câmera, pega a câmera!

Antonio passou a seguinte ordem para a equipe: vamos comer, dormir e marchar. E olhava para a Luli e reforçava que deveria dormir de qualquer maneira aproveitando a estrutura do local, pois ela sentia sono sempre nos piores locais, como no alto da Serra da Estrela – uma das regiões mais frias por onde a prova passou – e também durante a canoagem feita nesta última noite, quando a equipe teve que parar para dormir no frio e debaixo de chuva. Com seu jeito irreverente, Antonio dizia que se a situação estava ruim e difícil, Luli sentiria sono, arrancando risadas de quem estava por perto.
13.11.2009 - 04:14

A equipe AKSA Brasil Kailash saiu de Vila Velha de Rodão somente na manhã desta quinta feira. No primeiro horário permitido pela organização para que as equipes que pularam a seção 3 pudessem seguir adiante era as 21h00 de quarta feira. Após analisar as condições, Antonio de la Rosa achou melhor não sair na noite fria para remar porque não havia PC's a serem conquistados ao longo do caminho, o que significaria somente força fisica e poucas condições de subir na classificação.

A equipe então saiu na manhã seguinte pedalando e quando chegou em Vila de Rei foi obrigada novamente a aguardar a chegada das primeiras colocadas para seguir adiante, o que aconteceu às 20h00 desta quinta-feira.

"A prova está sendo dura para todo mundo. Acabamos caindo no corte da canoagem e não tivemos tanta sorte também com o segundo dia de prova com algumas contusões na equipe, quando quase tivemos que sair da prova. Mas deu tudo certo", disse Rafael Rocha.

A sorte não está ao lado da Luli neste mundial e durante o trekking até a canoagem ela escorregou, bateu a cabeça e abriu o supercílio."A gente estava numa parte do caminho que não tinha trilha marcada e sim muito mato e buraco. A gente pisava muito em falso e numa dessas pisadas eu caí e tinha um tronco. Mesmo de capacete batia a testa e começou a sangrar que foi uma beleza", disse Luli rindo. "Parecia um filme da sexta feira 13. Os meninos então fizeram um curativo e minha roupa rosa ficou vermelha, mas tudo bem, eu vou de olho roxo na festa".

Sobre a prova, ela disse que "está dura mas no final vale a pena, por ter superado todos os desafios", enquanto se trocava para a canoagem.

O objetivo da equipe agora é seguir sempre em frente e parar somente na chegada em Peniche.
11.11.2009 - 22:30

A Team Nike Beaver Creek encerrou o estágio 2 com a primeira colocação, seguida dos franceses da Quechua e os britânicos da Helly Hansen Prunesco em terceiro lugar. Mas a Buff Thermocool e a Lundhags Adventure também possuem o mesmo número de PC's conquistados que os primeiros colocados, deixando a disputa muito mais interessante. A defensora do titulo de campeã, Orionhealth.com, encerrou a segunda etapa em sexto lugar.

A pressa hoje era de evitar o horário de corte ao fim da etapa 3, que era encerrada com uma canoagem pelo rio Tejo na fronteira entre Portugal (margem direita) e Espanha (margem esquerda). A prova neste momento passando pela região do Alentejo e a temperatura é mais alta, com muito sol e calor durante o dia, mas as equipes que chegaram após o pôr do sol tremiam de frio ao descer dos caiaques.

No meio desta seção as equipes eram obrigadas a fazer uma portagem de pouco menos de 1 quilômetro em uma barragem de usina hidrelétrica e para transportar os caiaques a organização disponibilizou carrinhos específicos para este uso, chamados de Trollers, com a condição de que fossem trazidos de volta. Mas muitas equipes já iniciaram a seção com seus próprios equipamentos e rapidamente colocavam os barcos nos carrinhos e saíam empurrando estrada abaixo.

Lidar com o horário de corte foi uma dificuldade a mais para as equipes que ainda não conseguem montar sua estratégia para cada etapa. Além de escolher em quais postos de controle passar, as equipes tinham que decidir se faziam mais força para continuar no percurso completo ou se entrariam no corte e economizariam forças para o restante da prova.

Ontem à noite em Barroca o francês Benjamin Midena disse que insistiu para equipe deixar alguns PC's de lado, mas não conseguiu convencer a equipe e desde então estão passando por todos eles. Por enquanto a recompensa está com a quarta colocação e grandes chances de subir um pouco mais na classificação.

Logo cedo carros de apoios começaram a chegar na área de assistência em Vila Velha de Rodão, montada em uma grande área de estacionamento e com muitas árvores e gramados, que foram aos poucos sendo tomados por roupas deixadas para secar e pessoas dormindo, aproveitando o clima agradável e o sol. As equipes que pularam seções também aproveitavam para descansar, como a brasileira AKSA Brasil Kailash que chegou no local no começo da manhã e poderia retornar à prova somente após as 21h00.

No começo da noite a área começou a ficar bastante movimentada com a chegada de diversas equipes e com a correria delas tentarem sair antes do horário de corte. A idéia era se manter no percurso principal de qualquer maneira e depois pensar na estratégia a ser tomada daqui para frente.

Equipes de apoio - com a utilização do rastreamento online, constantemente os integrantes das equipes de apoio vão até a base da organização para saber onde suas equipes se encontram. Com a utilização de modems 3G (e é claro, uma boa cobertura de sinal) nas transições, esta é uma das ferramentas utilizadas por todos para controlar a prova. Mas algumas equipes estão levando mais tempo que o previsto e a bateria de alguns aparelhos estão acabando no meio do caminho.

A etapa 4 começa com um trekking de 60 quilômetros e logo depois segue outra seção 'monstro' de mountain biking com 160 quilômetros. As pernas estão sendo exigidas ao máximo neste mundial e muita coisa ainda pode acontecer, alterando completamente o resultado.
Todas as notícias
Publicidade
15.11.2009 - 08:25

Helly Hansen Prunesco é a nova campeã mundial de corrida de aventura


arwc2009_hellyhansen
Após uma semana superando o terreno diversificado proposto pelos organizadores do ARWC 2009 e traçando as estratégias necessárias para o formato de prova utilizado em Portugal, a equipe britânica Helly Hansen Prunesco se sagrou a nova campeã mundial de corrida de aventura.

Ao contrário da maioria dos seus adversários, os britânicos perceberam logo no começo da corrida como a prova funcionava e o que precisavam fazer para estar sempre na frente e apesar de um pouco ofuscados pela disputa entre Nike, Orion e Lundhags, a equipe sempre esteve disputando posições no primeiro grupo.

Enquanto os neozelandeses, americanos e suecos não tinham ideia do que fariam pela frente, parando para estudar os mapas, tomando decisões sob a pressão de estarem muitas vezes lado a lado e tentando passar os horários de fechamento de etapas a qualquer custo, os britânicos conseguiram descansar muito mais e pular alguns PC’s quando necessário.

A chegada aconteceu em Peniche, num estreito pedaço de areia com visual diferente de praias nos dois lados e logo cedo toda a estrutura de chegada já estava montada para receber os desbravadores da Lusitânea.
Mas antes de poderem descansar suas pernas, os competidores logo cedo tiveram que enfrentar uma natação gelada na foz do Arelho.

Como neste formato de prova todas as equipes (e também o staff) progridem no terreno como se fosse um grande pelotão, a chegada se torna um grande ponto de confraternização com todas elas cruzando o pórtico num curto espaço de tempo.

Após registrar sua chegada e receber uma garrafa de champanhe para comemorar os desafio vencidos, as equipes eram lembradas que existia mais um PC bônus ali próximo. Mike Kloser, da Nike Beaver Creek, parecia confuso porque não entendia que poderia pegá-lo após marcar sua chegada e tirava dúvidas com Geoff Hunt e Alexandre Guedes.

Na cerimônia de premiação Mike disse que a equipe decidiu passar por todos os postos de controle mas perceberam que isso seria impossível logo no primeiro dia.

Após a entrega de brindes para as equipes participantes e troféus para as cinco primeiras colocadas, os organizadores de provas do AR World Series presentes na cerimônia foram apresentados e eles tiveram a oportunidade de fazer seus convites para as próximas etapas a serem realizadas. O primeiro a falar foi Antonio de La Rosa, que será responsável pelo AR World Championship 2010, em Castilla y León, na Espanha e em seguida foram apresentadas as provas Untamed New England, Costa Rica Adventure Race 2010, Raid in France, Huairasinchi (Equador) e Explore Sweden.

Ao final da cerimônia foi oferecido um jantar ao lado da piscina coberta do hotel Estoril Eden e pouco antes de começar a festa, Petri Forsmann e um dos voluntários norte-americanos jogaram Geoff Hunt na água.

Classificação final:
1 – Helly Hansen Prunesco
2 – Nike Beaver Creek
3 – Lundhags Adventure
4 – Orionhealth.com
5 – Navigator RaidLight


Copyright
©2000-2009 Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura