Como começar nas corridas de aventura

São vários procedimentos que podem ser realizados simultaneamente ou em sequência, de acordo com seu tempo e dinheiro, mas que são indispensáveis para começar no esporte.

Você deve ter um mínimo de preparo físico e conhecer as modalidades envolvidas nas corridas, que normalmente são trekking, mountain bike e canoagem, podendo variar de acordo com a região aonde a prova será realizada. Pode ser que tenha técnicas verticais (rapel, ascensão, tirolesa, arvorismo, etc), natação, cavalgada, canyoning, etc, dependendo do local e de cada organizador. Além da navegação, modalidade básica da corrida de aventura, aonde você encontrará seu caminho utilizando mapas topográficos e bússola.

Todos os organizadores publicam em seus sites uma lista de equipamentos obrigatórios. Esses equipamentos são o mínimo que você deve ter para participar de uma corrida de aventura com segurança. Lembre-se que você pode completar essa lista de acordo com sua necessidade, por exemplo, sistema de hidratação (Camelback), lanternas, bonés, óculos…

Segue abaixo um EXEMPLO. Essa lista varia de acordo com a duração da prova e as modalidades envolvidas. Sempre entre no site oficial para saber os equipamentos exigidos por cada organizador.

* 01 – Kit de primeiro socorros;
* Bactericida (mínimo de 10g)
* Compressas de gaze esterilizadas (mínimo de 2 pacotes, com10 unid. cada)
* Atadura de crepe (minimo de 1 pacote com 4,5m x 10cm)
* Esparadrapo (mínimo de 3 m x 2cm)
* Bandagem triangular
* Luvas de látex (mínimo de dois pares)
* Purificador de água (suficiente para 10 litros)
* Anti histamínico (mínimo de 10 comprimidos);
* Anti inflamatório (mínimo de 10 comprimidos)
* Analgésico (mínimo de 10 comprimidos);
* Anti diarréico (mínimo de 4 comprimidos);
* Reidratante (mínimo de 4 envelopes com 8,0g)
* Pinça e tesoura
* Curativo para bolhas (curativo à prova d´agua NexCare 3M , mínimo 06 unid.)
* Repelente para insetos
* Protetor solar (mínimo de fator 20)

* 01 – Mapa do percurso em embalagem a prova de água;
* 02 – Bússolas;
* 01 – Corda de 20 metros com espessura de 6mm, no mínimo;

Os equipamentos que deverão permanecer com o competidor durante TODO o tempo da prova são :

* 01 – Apito;
* 01 – Espelho para sinalização de resgate;
* 01 – Faca com lâmina de 10 cm, no máximo;
* 01 – Colete salva-vidas (flutuabilidade mínima de 7kg)
* 01 – Capacete;
* 01 – Lâmpada estroboscópica vermelha;
* 01 – Lanterna de cabeça;
* 01 – Light sticks nas cores verde ou amarelo;
* 01 – Cobertor de emergência( lençol de alumínio);
* 01 – Isqueiro em embalagem a prova de água;

Equipamentos específicos próprios:

* Mountain bike, com iluminação frontal

 
E por fim, você deve estar em uma equipe, que pode ser formada por conhecidos e amigos que tenham o mesmo objetivo (chegar em uma boa colocação, apenas completar a prova, o melhor resultado possível). Você pode também entrar em contato com os organizadores. Eles poderão te colocar em contato com outras pessoas na mesma situação que você. Outra opção é a publicação de mensagens nos fóruns e murais de recados, como temos aqui no Adventuremag.

No nosso calendário você encontrará as provas que estão sendo realizadas em todo o país e o link para o site oficial de cada uma. As provas com um dia de duração são as mais indicadas para os iniciantes e atualmente existem provas em quartetos, duplas e solo.

Você pode também fazer cursos e conhecer outras pessoas que também estão iniciando no esporte. Existe cursos de corrida de aventura e também das modalidades separadas (veja no link cursos).

O custo da inscrição varia bastante, dependendo da estrutura e brindes oferecidos.

As corridas de aventura podem ser realizada em qualquer local que ofereça o desafio da navegação, trilhas, estradas de terra, lagos, rios e montanhas. Tudo depende da capacidade do organizador montar um percurso que ao mesmo tempo desafie os atletas e também passe por locais bonitos.

Visite também:
www.rbca.com.br